terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Khrystal no Pôr do Sol


Cantora potiguar traz ritmo genuíno potiguar para o projeto musical com a cara de Natal

A oportunidade é única, ou melhor, tripla. Khrystal desembarca no projeto musical Pôr-do-Sol hoje e faz a temporada da semana até quinta-feira. Traz na bagagem o único ritmo genuinamente potiguar: o coco. E combina a herança do mestre coquista Chico Antônio com um dos postais mais emblemáticos da cidade: o pôr-do-sol do Rio Potengi a partir da vista paradisíaca do Iate Clube.

Khrystal enriquece a programação musical do projeto como participação especial. São nove shows durante duas horas. Às 17h é hora da partida da canoa. O barquinho desliza sobre o leito do Potengi no ritmo das marolas e do sol que se põe. A trilha ecoa pelo saxofone de Luís Dantas e adentra os ouvidos dos que apreciam a beleza da paisagem unida ao clássico Royal Cinema, do maestro potiguar Tonheca Dantas.

Na Hora do Ângelus, a Ave-Maria de Gounod é a pedida, também da canoa. Para completar o cenário, o hino de Natal – a Praieira, poesia de Othoniel Menezes musicada por Eduardo Medeiros – chega como brisa às varandas do Iate. Até o Trenzinho Caipira de Villa-Lobos puxar suas locomotivas a partir da trilha do Potengi. Já é noite. É a hora de Khrystal mostrar aos visitantes que Natal tem muito mais a oferecer: mais do que belezas naturais e poesia musicada. Tem também energia, talento e brasilidade.

A noite é preenchida ainda pelo regionalismo de Galvão Filho, os sambas de Isaque Galvão e participação do tenor Fernando Towar, o maestro e compositor Itanildo e a nova aquisição do projeto Pôr-do-Sol, o mestre Manoel do Coco. “É um artista com 15 anos de Zás-Trás, com bagagem de shows voltados ao turista e mostra da cultura potiguar”, justifica o produtor e idealizador do projeto, Willian Collier.

Collier disse que o projeto manterá a mesma linha de programação este ano, formada apenas por artistas locais. “Somos hoje o único projeto turístico-cultural da cidade. E temos lotado todos os dias. É uma fórmula de sucesso que iremos manter este ano. Mas temos os momentos. Manoel do Coco, por exemplo, agora está dentro dos custos fixos do projeto, afora as participações especiais, esta semana com Khrystal”.

Para o produtor José Dias, o projeto Pôr-do-Sol é o melhor projeto cultural da cidade, “muito bem comandado por Willian Collier”. “Tem oferecido ao natalenses e turistas, ótimo lazer e entretenimento”, afirmou o produtor, que adianta: no repertório de Khrystal terá composições próprias e canções de Elino Julião e Jackson do Pandeiro durante 30 minutos de show.

A temporada no Pôr-do-Sol servirá também de preparação para Khrystal voltar a São Paulo – após se apresentar no prestigiado programa de Rolando Boldrin e fazer participação especial em show na Avenida Paulista – para show próprio no Sesc Santana, em 11 de fevereiro. No repertório, Lenine, Chico César, Chico Antônio, Elino Julião, Jackson do Pandeiro, João do Vale e a vontade nordestina de mostrar uma música arretada de boa.

* Publicado hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário