terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dudu Tauffic e Ivando Monte defendem Natal em festival


No próximo dia 29 de janeiro o Brasil ficará conhecendo os cinco vencedores do 1º Festival Nacional de Música da Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil). São vinte canções inéditas inscritas por concorrentes de dez estados brasileiros, que passaram por uma criteriosa seleção, iniciada no primeiro semestre de 2009.

De Natal, brigam pelo prêmio o tecladista, arranjador e diretor musical Eduardo Tauffic (Música Instrumental) e o cantor e compositor Ivando Monte (Música com Letra), classificados pela rádio Universitária FM. O Festival tem patrocínio do Ministério da Cultura.

A cerimônia de premiação irá acontecer em Salvador, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, no próximo dia 29, às 19h, com shows de Armandinho e Fernanda Takai, transmitidos ao vivo para mais de 2 milhões de pessoas em todo país pela rede de rádios públicas.

Além dos ganhadores nas categorias Música com Letra e Música Instrumental, também haverá premiações para o Melhor Arranjo, Melhor Intérprete Vocal e Melhor Instrumentista. Os autores das melhores músicas, instrumental e com letra, ganham R$ 15 mil, e os vencedores nas demais categorias levam o prêmio de R$ 10 mil.

Seleção - A maratona dos artistas finalistas começou em maio do ano passado, quando onze rádios de dez estados brasileiros iniciaram as inscrições. Só na Bahia, 1200 músicas inéditas foram inscritas no Festival. Cada Estado selecionou 50 canções (25 de música vocal e 25 de música instrumental) e passou a veiculá-las na programação durante dois meses.

Na fase seguinte, as emissoras convidaram jurados locais que escolheram as duas canções (uma vocal e outra instrumental), entre as 50 concorrentes, que continuariam na competição.

Foi quando teve início, no mês de novembro, a etapa nacional, com a inclusão das vinte canções selecionadas na programação de todas as emissoras associadas à Arpub, algo em torno de 50 rádios, com vinhetas que convidavam o público a votar nas melhores musicas, vocal e instrumental, no site da Arpub (www.arpub.org.br).

A votação do público foi encerrada no dia 5 de dezembro e valeu o peso de um jurado no cômputo final.

Um comentário:

  1. Otima noticia. Dudu è um musico verdadeiramente extraordinario (como tambem seu irmao Roberto, que vive na Italia). Espero que este evento contribua a sua projeçao no nivel nacional.

    ResponderExcluir