sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como nasce uma rainha do NADA

Nem sabia que essa Moema existia. Quando li o artigo (leia-se, tiração de onda do impagável Marcílio), perguntei nos arredores da redação e percebi que trata-se de uma new celebrity. E passei a concordar com o multifacetado Marcílio. E se o aforismo "não consegue vencê-los, junte-se a eles" vale. Engordo o coro e apresento-lhes Thalita Moema, a rainha do Twitter potiguar, o estereótipo do provincianismo chinfrin na terra desconsagrada de Cascudo.

Por Marcílio Amorim

Como nasce um Rei e as derrapagens de uma Rainha do NADA!

Na verdade, verdadeira, estamos muito mais habituados a sermos súditos do que reis. Reis são poucos e escolhidos por muitos, ou então faturaram coroa, cedro e manta de alguma mamata familiar, com um peso digno de quem deveria estar pronto pra tudo. Inclusive pra ser Rei.

Mas como surgiram os Reis?

Ta bom... tudo bem, você vai me dizer que Roberto Carlos surgiu na Jovem Guarda; que Xuxa foi rainha depois que deu para o Rei Pelé e começou a fazer bico para falar baixinho; que Madonna foi rainha depois que começou a fazer putaria em clipes e no palco e cantou Like a Virgin vestida de noiva e Michael Jakcson depois que começou a ficar branco e ter clipe exibido na MTV. Mas não estou falando de mundo pop. Vou recorrer aos livros sagrados da bíblia para narrar a derrocada desse reinado que estão nos empurrrando guela abaixo!

Segundo a biblia, o mundo era governado por juízes, mas os homens eram desobedientes demais, então Deus instituiu o primeiro reino. O primeiro rei da bíblia foi Saul.

O rei Saul reinou Israel e o seu reinado transcorria absoluto como a Sthefanny Cross Fox, - inclusive com benção divina -, até cometer três erros (atenção twiteiros e seres normais):

Primeiro erro:

Sobre o Rei Saul: O primeiro pecado de Saul foi se arvorar como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício. Acabou por ser alguém que não era.

Sobre Thalita Moema: Escutei em um papo de escritores lá em Pipa que após a era da imagem e da comunicação, estamos vivendo a era da opinião. Que através de blogadas, orkutadas, troca-troca de msn, twittadas e afins, cada ser digitalizado tem espaço de propagar os seus pensamentos, ações e as suas opiniões sobre tudo e sobre todos. Até ai a existência de @thalitamoema não fere nenhum princípio, dentro da liberdade de ir e vir e seguir e ser seguida por quem quer que seja.

Mas daí a pensar e nomear a guria que fica atucanando e pentelhando os deputados que ela acha bonitinho, se achando íntima de gente que só está atrás de voto e popularidade, "Rainha do Twitter Potiguar", tenha santa paciência!

O primeiro erro de Thalita Moema é acreditar que é rainha de alguma coisa! A moça já deu entrevistas para TVs de Natal e Mossoró, além de ser figurinha ovacionada em colunas e em blogs que desgastam sua credibilidade em partir para a "criação" (ou seria invenção) de pautas e motes para alimentar o pobre noticiário desta deslumbrada taba poti.

A bendita moça já está naquela fase das celebridades instantâneas de afirmar: "Ainda não pensei sobre o assunto" (sobre ser candidata a vice-governadora !!!!!!!!); "obrigada pelo carinho de todos vocês!" (abobada com tanto destaque e elogio); "Gente vou ter que ir....Entrevista agora...bjuuuuuuuss" (antes de ser o assunto do dia no Jornal de Fato, em Mossoró); "Antes de tudo, queria agradecer a essa platéia maravilhosa!"... e por aí vai!

Garanto que se a Playboy tivesse sede em Natal, Thalita Moema já estaria recebendo proposta decente$$$$ para abaixar as calças e mostrar a xoxota de rainha. Tsc, tsc, tsc...

Segundo erro:

Sobre o Rei Saul: O segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças do Senhor para a destruição total de um povo que Deus abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que Deus o tinha rejeitado novamente.

Sobre Thalita Moema: O segundo erro e o que eu considerado mais grave é a escolha e aceitação geral de Thalita Moema como "Rainha do Twitter". Num espaço livre, aberto e democrático como o twitter, ser rei ou rainha, sem dúvidas, seria uma honra para qualquer um ou não significa PN (tradução: PN = Porra Nenhuma).

Quando comecei a ouvir falar em ecos de uma twiteira-queen, esperei encontrar uma pessoa no mínimo interessante e inusitada, cheia de sagacidade, abundância de inteligência, descolada, antenada e com forte poder real de mobilização intelectual. Nem que fosse pra dar boas gargalhadas como o misterioso @HugoGloss nos faz rir, a quem considero rei do Twitter, por ficar esperando a sua próxima tirada. Um dos únicos que me faz rir em 140 caracteres.... @thalitamoema nem isso!

Imaginar que uma cabeça sustentada por uma escova progressiva e muito deslumbre está sendo apontada como referência é sandice. Poderia ser alguém mais interessante! O meu amigo publicitário Thiago Garcia lançou uma frase sensata em meio ao mais alto grau de loucura e idolatria twitiana, e que dou um RT pra vocês: @garciaegarcia @MarcilioAmorimA Natal, meu caro, Natal...cada povo tem o @marcelotas que merece!!!.

Quero deixar bem claro que essa tal de Thalita Moema não me representa!

Terceiro erro:

Sobre o Rei Saul: O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a Deus, mas Deus não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilibrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente, se comunicou com os mortos. Dançou!

Sobre Thalita Moema: O pior de tudo, na minha opinião, é que a guria está sendo chacoteada, ridicularizada, chicoteada e sendo motivo de piada na web. Eu sou um dos que está tirando uma onda amuada com a cara dela, mas aqui vai um recado sério a Thalita Moema: Aproveita a chance queridinha, apareça, se deslumbre e se ache íntima de gente importante e inteligente. Tudo passará! Pode ter certeza que daqui a 140 caracteres e 15 minutinhos você será folclórica, apenas. Algum terremoto, uma CPI, um desastre aéreo, uma puta de luxo, um marido traído, um político ladrão, um engraçadinho qualquer ou outra anônima mais desenrolada do que você será a bola da vez.

Enquanto isso, desfrute com carinho os flashs, entrevistas, foco e popularidade. Tudo vai passar! Enquanto isso aproveite o interesse e os elogios, sugue tudo que puder pra si! Não deixe de fazer pose e exija do seu reinado que os seus seguidores empinem o nariz em direção ao chão e curvem-se diante da sua passagem. Eles merecem. Você também. Curta enquanto pode!

Daqui de longe, sei muito bem a fórmula que te compõe, mas prefiro ficar com meus 121 seguidores e torcendo para que ninguém ache bonito o que está acontecendo contigo e queria Retwittear essa chatice pra si.

Já somos meio perdidos em referências, meio órfãos de exemplos a serem seguidos em nossa vida de carne e osso, por isso a minha faceta ranzinza, o preconceito ee a implicância. Só me resta pedir socorro! Thalita Moema não!

Enquanto isso, numa terra de tanta proximidade, pouca cultura, má-educação, muitos caprichos, clicks, estrelas, egos, mimos e até celebridades instantâneas, não passamos de uma cidadezinha loteada por uma grigarada sebosa, onde a notícia vem embrulhada pra presente e @thalitamoema é considerada a "Rainha do Twitter".

Continuaremos andando em círculos, perdidos... desnorteados e afetados profundamente por uma burrice eterna que nos faz pensar que somos melhores, achando tudo o máximo, enquanto empurram a tora em nossa fundo!

Tudo por continuar querendo saber quem realmente é o nosso rei.

Ah! Antes que eu me esqueça.... A pena do Rei Saul por seus três errinhos foi a morte. Já para @thalitamoema não sei bem qual será o seu castigo. Nem sei direito se terá... Acho que não. A coitada é vítima, é súdita! Rei... Rainha... é outra coisa!

4 comentários:

  1. Homi,vc tá muito estressado! @thalitamoema não é rainha de PN, o pessoal começou a falar isso como uma brincadeira,porque ela passava o dia inteiro tuitando... A merda é que um bocado de zé ruela começou a levar isso a sério como a tapada thaísa galvão e outras blogueiras. Outra merda é que a própria @thalitamoema gostou de virar uma new celebrity e comprou a idéia. Como estamos em janeiro e nada acontece, a garota ganhou espaço na mídia.Como vc falou, ela não tuíta nada interessante, são só conversas com outros tuiteiros

    ResponderExcluir
  2. Lamento pela sua superficial inteligência, em fazer comentários invejosos, autarquicos e indevidos. Desenvolva sua cultura ao invés de se incomodar com o sucesso (mesmo que seja breve) dos outros, confie em Deus, faça apenas a sua parte e um dia talvez chegará a sua vez (mesmo que seja por segundos).
    Imagino a mentalidade dos seus 121 seguidores..............
    Não sou twiteiro, mas de tanto ouvir falar nessa menina, sei que chegará longe. Ela é linguística criptografada pura, mas só entende quem tem uma compreensão lógica. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. É a Thalita Moema aí em cima, certeza!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Ela era rainha do Twitter e só hoje eu descobri!!! Pra mim, ela era só uma piada e motivo de chacota (vide @paquitamoema) por falar absurdos sem sentido e defender piamente seus interesses pessoais. Como se a gente fosse aguentar sofrer calado com uma (indi)gestão corrupta só para garantir o cargo comissionado dela.

    ResponderExcluir