sábado, 30 de janeiro de 2010

Xanana do bem me quer


No Baile das Kengas, o Pierrot engole o choro e cai na gandaia. É assim há 27 anos no mais irreverente prenúncio carnavalesco de Natal. E hoje a cena se repete nos salões do América Futebol Clube, a partir das 23h. As cores rubras do escrete americano dão vazão ao colorido dos paetês e figurinos extravagantes, ou mesmo à brancura irônica da temática deste ano: “Xanana minha flor – Bem me quer, mal me quer”. O baile promete muita alegria, descontração e deboche durante a última madrugada de janeiro.

As atrações musicais da festa são a Orquestra Dom Cardoso e Seus Metais, Emblemas Funk e o cantor João Batista (do programa FAMA) e Banda. E a atração maior do evento é mesmo o desfile de tantos personagens anônimos produzidos ao extremo para expor um misto de glamour e escracho - marcas do Baile. Para esta edição, a tatuadora Dani Tattoo, em votação pela internet, foi escolhida a Madrinha das Kengas 2010 e a produtora cultural Daniele Brito será a Madrinha dos artistas.

De acordo com o produtor cultural Lula Belmont, o objetivo do baile é fixar a imagem de Natal como importante polo turístico, unindo a descontração e a irreverência daqueles que curtem o carnaval de forma espontânea e sem preconceitos, afora a expansão dos canais de participação ativa do folião natalense no intuito de contribuir historicamente para a capital potiguar. O baile também abre espaço para a participação dos profissionais da imagem no concurso “Eu Fotografei as Kengas”.

Em 1989, Lula Belmont ousou realizar o primeiro baile fechado, abrindo oficialmente o carnaval natalense. Além da presença de personalidades locais, As Kengas trazem anualmente figuras do meio artístico nacional, elegendo inicialmente como madrinha do baile a atriz e cantora de renome Tânia Alves. A presença de uma madrinha nacional resultou em sucesso absoluto o que se repetiu nos anos seguintes com a presença das madrinhas Zezé Mota, Elke Maravilha, Patrícia Travassos, Monique Evans, Maria Alcina, Watusi, Amelinha, Zezé Polessa, Márcia Cabrita, Virgínia Novick, Cissa Guimarães, Solange Couto e Preta Gil, além dos cantores Edson Cordeiro e Martinho da Vila.

Baile das Kengas
Data e hora: Hoje, às 23h
Onde: América Futebol Clube (Tirol)
Quanto: R$ 30 (individual) e R$ 120 (mesa)
Contato: 9409-4440

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal
(foto de Alex Régis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário