sábado, 23 de janeiro de 2010

Na onda eletrônica


Tradições e conceitos alicerçados são quebrados a todo instante neste mundo cibernético, dito moderno. A mídia impressa tem sido demolida para ceder espaço às informações do meio eletrônico, como um casarão antigo derrubado para construção de prédios suntuosos. Um dos mais emblemáticos produtos impressos da província exemplifica o dito. O fanzine Lado[R] não resistiu às pressões do tempo-hoje e promove uma festa roqueira para o lançamento do site www.ladoerre.com.br .

O palco será o Centro Cultural DoSol, na Rua Chile (Ribeira). Algumas das mais destacadas bandas de rock potiguar - Bugs e Os Bonnies - e a banda Love Toys, de Pernambuco, são as atrações da noite. Ingresso a preço único de R$ 5. A festa começa às 22h. Também amanhã, o site da galera entra no ar já com matérias voltadas à seara cultural. Serão textos adaptados ao novo jornalismo, mais literário, colaborações e assuntos atualizados a respeito das novas tecnologias.

Há cinco anos o Lado[R] está nquadrado como uma linguagem mista que reúne elementos das artes visuais, jornalismo, música, literatura e editoração eletrônica. É um espécie de coletivo de estudo e pesquisa em linguagem do fanzine, como afirma um dos editores, o jornalista Filipe Mamede. O propósito é o conteúdo diferente de outros veículos impressos da cidade e o fomento da cultura do fanzine para a formação de leitores deste suporte textual.

Desde a década de 30 os fanzines têm esse propósito de vanguarda, de discutir o indiscutível ou noticiar de forma alternativa assuntos de interesse comum entre pessoas de determinada arte. É uma espécie de mídia amadora e contestadora. Não pelo conteúdo, ruim ou bom como em qualquer mídia eletrônica ou impressa. Muito mais pela estrutura para edição, publicação e distribuição. O lucro geralmente é de pouca importância e são revertidos na tiragem das próximas edições.

Mesmo com as dificuldades inerentes às publicações amadoras e cercados pela pressão dos bytes eletrônicos, o Lado[R] manterá as edições impressas e cada vez mais raras. É o espaço de estudo e experimentação tradicional do grupo. Utilizará o site como um "braço" para divulgação dos textos e trabalhos dos colaboradores e inserção de audiovisual - uma maneira para pisar no terreno das novas mídias e continuar na moradia rústica e aconchegante dos impressos.

Lançamento do site do Lado[R]
Quem: Bugs, Os Bonnies e Love Toys (PE)
Quando: Hoje a partir das 22h
Onde: DoSol, na Rua Chile (Ribeira)
Quanto: R$ 5

* Publicado hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário