segunda-feira, 26 de abril de 2010

A capital mundial da língua portuguesa

A partir de quarta-feira, Natal será a capital mundial da língua portuguesa. O mais novo evento literário da cidade reunirá mais de 30 escritores estrangeiros de vários continentes para discutir literatura. O 1º Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) tem início às 14h, no Teatro Alberto Maranhão. O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia que pode ser efetuada pelo site da prefeitura ou na sede da Fundação Cultural Capitania das Arte (Funcarte).

O evento foi idealizado pela Prefeitura do Natal e a União das Capitais e Cidades de Língua Portuguesa (UCCLA). Natal é a mais nova integrante da entidade, que já soma 29 espalhadas em quatro continentes. “Nossa missão é aproximar as populações das capitais que compõem a UCCLA. E a língua é o pilar deste relacionamento. Por isso é de grande importância este evento pensado pela prefeitura do Natal, na medida em que reúne escritores de vários países para discutir a língua portuguesa”, comentou o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.

Além da discussão literária, outro propósito do evento é a propaganda turística da cidade durante a baixa estação. Mesmo antes da coletiva de imprensa oficial para divulgação do evento, realizada na manhã de hoje no Hotel Pestana (Via Costeira), o EELP mereceu notícia na Revista Época e na manchete do jornal de Angola. Dois dos escritores convidados, o caboverdense José Luiz Tavares e o angolano e uma das estrelas do evento, José Eduardo Agualusa, participaram de um programa com uma hora de duração na principal rede de televisão de Portugal – RTP – para comentar o EELP.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa ressaltou que o evento só foi possível graças ao intercâmbio realizado entre Natal e Lisboa iniciado em junho de 2009, quando uma comitiva municipal visitou a capital portuguesa. “Desde então mantivemos contato para que eventos como este pudessem acontecer” Para o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, o EELP abre possibilidades para que Natal se torne conhecida mundialmente para além das belezas naturais e o acervo geográfico, mas também pela intelectualidade de nomes como Câmara Cascudo e outros vários talentos literários.

Um dos conferencistas do EELP, o escritor português e professor da Universidade de Coimbra, Carlos Reis se disse surpreso com a rapidez da organização do evento e a aceitação pelo público. “Conseguiram reunir dezenas de escritores do nível de Agualusa, João Ubaldo Ribeiro e de vários países em muito pouco tempo. E soube que centenas de pessoas já se inscreveram para participar. Dificilmente esse interesse seria visto em Portugal. Espero que seja o primeiro de muitos outros”, estimou.

Carlos Reis será o primeiro conferencista do evento e discutirá, junto o escritor angolano Ondjaki e os potiguares Diógenes da Cunha Lima e Ana Maria Cascudo, o tema Literatura Lusófona: Elo Entre Continentes e Culturas. A mesa será mediada pelo professor da UFRN, Márcio de Lima Dantas. As três mesas de debate, de quarta à sexta-feira, terão início às 15h30 e encerrarão às 19h, com intervalo de meia hora. A noite será finalizada com shows musicais.

Inscrição
Os participantes do 1º Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal, que fizeram a inscrição pela internet ou na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), devem retirar com antecedência a credencial que dará acesso ao evento. O documento deve ser retirado na sede da Funcarte (Av. Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta) na quarta-feira (28), das 9h às 13h. A entrada no Teatro Alberto Maranhão, local de realização do evento, só será permitida com a apresentação da credencial.
A inscrição para o EELP é gratuita e as vagas são limitadas. A ficha encontra-se disponível na internet, no site http://www.natal.rn.gov.br/funcarte/paginas/ctd-900.html. As fichas devem ser preenchidas e enviadas para: eelp@natal.rn.gov.br. O prazo é até a quarta-feira. A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail do participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário