segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vinícius de Moraes de graça

A Biblioteca Brasiliana USP publica hoje (26), a partir das 11h, o acervo completo de poemas de Vinícius de Moraes para leitura e acesso livre pela internet, na página www.brasiliana.usp.br. Toda poesia de Vinícius de Moraes reúne 15 livros do poeta, que foram doados à Brasiliana pelo bibliófilo José Mindlin. O lançamento da obra digitalizada será realizado durante a abertura do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais (www.acervosdigitais.blog.br), realizado pelo Ministério da Cultura, Casa da Cultura Digital e Brasiliana USP.

Entre os livros que compõem a coleção, destacam-se O caminho para a distância (1933) - o primeiro livro publicado; a primeira edição de Orfeu da Conceição (1956) - peça em três atos premiada no Concurso de Teatro do IV Centenário de São Paulo e Livro de sonetos (1957) - um dos mais populares livros do poeta.

O público poderá conhecer a obra num ônibus-biblioteca do ano de 1928 - inspirado pela Biblioteca Circulante de Mário de Andrade, dos anos 1930. O veículo ficará estacionado na rua Martins Fontes, no centro de São Paulo (local de realização do Simpósio), adaptado com cinco e-books esom ambiente na voz do próprio Vinicius declamando seus poemas.

A publicação para livre acesso pela internet só foi possível depois de autorização da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra do autor. Pela Lei de Direitos Autorais em vigor na época da morte de Vinícius de Moraes, esses poemas só entrariam em domínio público 60 anos após sua morte (ou depois da morte do último herdeiro direto). Isso quer dizer, apenas em 2040.

Perfil – Em 2010 completam-se 30 anos da morte de Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980). O poetinha, como era chamado, deixou um legado dos mais significativos à cultura brasileira. Foi diplomata, autor de teatro, crítico de cinema, cronista de colaboração constante na grande imprensa do país e poeta. A partir do ano de 1950, com o advento da Bossa Nova, Vinicius tornou-se uma das figuras centrais da música popular brasileira como compositor e letrista. Das diversas parcerias que fez na música, destacam-se grandes nomes como Antônio Carlos Jobim, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Poesias de Vinicius de Moraes terá acesso livre
DATA: 26 de abril de 2010
HORA E LOCAL: 11h às 14h, em frente ao Novotel Jaraguá
Acesso livre pela internet, no endereço da Brasiliana USP http://www.brasiliana.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário