quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nomes do encontro da língua portuguesa


Os debatedores e mediadores das três mesas formadas durante o 1º Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP) foram praticamente definidos. Faltam poucas confirmações e a palavra final ainda será dita. Adianto abaixo um esboço próximo do que virá a acontecer no próximo 28, 29 e 30 de abril. A novidade definida na tarde de hoje é a coletiva com alguns dos conferencistas internacionais e nacionais do evento durante um café da manhã oferecido à imprensa e convidados no hotel Pestana - onde os escritores estarão hospedados -, nesta segunda-feira, às 9h.

É bom lembrar o perfil acadêmico do evento. Este foi um critério para a seleção de debatedores. Outra ressalva é o formato diferenciado do EELP se comparado a outros encontros literários promovidos em Natal. O tempo de debate será mais longo - um dos motivos para o horário ingrato da tarde, estendido até a noite - e a participação da plateia será intensa. Por isso mesmo, muitos dos convidados - internacionais, nacionais ou locais - estarão nas primeiras fileiras do Teatro Alberto Maranhão (pelo menos 20 convidados) para interagir diretamente com os cinco debatedores.

As mesas a seguir seguiram um critério básico e sem rigor de um moderador representante das instituições apoiadoras do evento: Ministério da Cultura, UFRN e UnP. Um conferencista nacional ou internacional, e mais três convidados, sendo um ou dois locais. As desistências e adequações dos nomes às temáticas modificaram um pouco esse critério. O compositor e secretário de cultura da Paraíba, Chico César, por exemplo, disse hoje que prefere apenas participar do show de encerramento e fugir da última mesa onde foi colocado. O representante da UnP ainda indefinido pode ser o professor Laurence Bittencourt, mestre em Literatura Comparada.

1ª Mesa
Tema: Literatura Lusófona - Elo Entre Continentes e Culturas
Conferencista: Carlos Reis (Portugal)
Moderador: Márcio de Lima Dantas (UFRN)
Debatedores: Ondjaki (Angola), Vicente Serejo e Diógenes da Cunha Lima
Show: Octeto de Violoncelos da UFRN

2ª Mesa
Tema: Cosmopolitismo, Expressões Populares e Globalização
Conferencista: João Ubaldo Ribeiro
Moderador: Representante da UnP a ser definido
Debatedores: Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), Tarcísio Gurgel e Lívio Oliveira
Show: Valéria Oliveira

3ª Mesa
Tema: Os Desafios das Novas Tecnologias na Literatura
Conferencista: José Eduardo Agualusa (Angola)
Moderador: Representante do Ministério da Cultura
Debatedores: Paulo Markum (SP), Pablo Capistrano e Paulo Araújo
Show: Chico César

Nenhum comentário:

Postar um comentário