terça-feira, 27 de abril de 2010

Para além da discussão literária

A discussão literária provocada nos três dias do 1º Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) – que acontece a partir das 14h desta quarta-feira, no Teatro Alberto Maranhão – é apenas um dos objetivos propostos pelo evento. O intercâmbio intelectual e a troca de informações entre escritores, estudantes e comunidade interessada farão parte de uma programação paralela concomitante aos preparativos para este evento pioneiro na cidade.

Todos os escritores convidados pelo EELP – nacionais, locais ou internacionais – estarão disponíveis para atividades paralelas junto a universidades, instituições educacionais e científicas, empresas de comunicação, escolas ou entidades interessadas. Alguns deles já agendaram compromissos. Quem desejar contato com algum escritor, basta ligar para 9406-2239 e falar com a produtora Cida Campello.

Na manhã desta quarta-feira, às 10h30, o secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Miguel Anacoreta, fará palestra a respeito das relações internacionais no contexto da globalização para alunos da Universidade Potiguar (UnP). Antes, será entrevistado no programa Bom Dia RN, pela InterTVCabugi, às 6h30, para comentar a importância do evento.

Aproximadamente 20 escritores convidados pelo EELP farão uma visita guiada ao Instituto Câmara Cascudo, durante a manhã de quinta-feira. O intuito é que tomem melhor conhecimento da obra do maior etnólogo brasileiro e ícone da cultura potiguar. Depois, conhecerão o corredor histórico que compreende a Ribeira e Cidade Alta.

O escritor moçambicano Suleiman Cassamo visitará, a convite, as instalações do Núcleo de Antropologia Visual da UFRN para troca de conhecimentos com grupo de alunos e professores que desenvolvem projetos de pesquisa nas áreas de literatura, língua portuguesa, cinema e lusofonia. A TV Universitária, através do programa Xeque Mate, estuda a possibilidade de o angolano – e um dos debatedores do evento – Ndalu Almeida “Ondjaki” gravar um programa no sábado para ser exibido na quinta-feira.

Outros escritores e jornalistas convidados também estarão à disposição a partir da chegada a Natal para disseminar e trocar conhecimentos com a comunidade natalense. Três escritores que estarão nas mesas de discussão como conferencista e debatedores chegarão nesta quarta-feira: o escritores baianos João Ubaldo Ribeiro (às 11h) e Jorge Salomão (às 9h), o angolano José Eduardo Agualusa (às 19h40). Na quinta-feira é a vez do jornalista paulista Paulo Markun (às 22h), e na manhã de sexta-feira, Ondjaki.

Cultura paralela
Mesmo durante o evento, o natalense também assistirá manifestações artísticas para além das discussões literárias. Durante os 30 minutos de intervalo entre os debates, o microfone ficará aberto aos poetas e escritores para declamações e performances, coordenador pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA). No primeiro dia, haverá apresentação do coral Soart, do Centro Municipal de Artes Integradas (CEMAI).

Também haverá exposições de painéis da visita de Câmara Cascudo à África e de livros raros da ensaísta e escritora Nísia Floresta, promovida pela Academia Feminina de Letras. A livraria Poty Livros também montará estande no TAM para comercializar livros do seu acervo e dos escritores presentes.

1º Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP)
Dia 28 de abril (quarta-feira)
14h – Entrega de Credenciais
15h – Solenidade de Abertura
15h30 – Debate: Literatura Lusófona: elo entre continentes e culturas
Conferencista: Carlos Reis (Portugal)
Moderador: Márcio de Lima Dantas (UFRN)
Debatedores:
- Luís Cardoso Takas (Timor Leste)
- Diógenes da Cunha Lima (RN)
- Ana Maria Cascudo (RN)
17h – Intervalo
17h30 – Continuação do debate
19h – Concerto com Orquestra de Violoncelos da UFRN
20h30 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário