quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fliporto muda de nome e lugar

Será que em Pernambuco também reclamam? Sei que a Fliporto migrou de Porto de Galinhas para Olinda e se chamará Festa Literária Internacional de Pernambuco.

Este ano tem como tema central a literatura judaica. A Festa será realizada entre os dias 12 e 15 de novembro.

Será o primeiro evento internacional de literatura do Nordeste. A Fliporto promove há seis anos a integração de debates literários.

A escolha da cidade se deve, em parte, ao próprio alinhamento institucional da Fliporto e diminuir a distância entre grandes autores e os conceitos que permeiam a literatura e as novas configurações do homem contemporâneo.

Antônio Campos, coordenador do evento, estima 25 mil visitantes, enquanto no ano passado esse número alcançou a marca dos 15 mil.

O escritor homenageado desse ano será Clarice Lispector. “A escolha de Clarice se deve a própria trajetória da escritora, que da Ucrânia veio para o Brasil e sua importância seminal para a construção da literatura brasileira moderna”, afirma ele.

A Fliporto Criança, o Cine Fliporto e a Fliporto Digital continuam sendo os principais pilares de construção dos debates dos novos rumos e intercâmbios literários.

Autores que já confirmaram presença para essa sexta edição estão os brasileiros Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar. Entre os especialistas em Clarice Lispector estão os biógrafos Nádia Gotlib e o americano Benjamin Mooser, esse último responsável por “Clarice,”, lançado em 2009.

Para os nomes internacionais já estão confirmados Alberto Manguel e Ricardo Piglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário