quinta-feira, 15 de abril de 2010

Filme concorrente em Cannes tem coprodução brasileira

“O Estranho Caso de Angélica”, o novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, definido como uma história de amor metafísico, terá sua estreia mundial no 63º Festival de Cannes na seleção oficial Un Certain Regard. O filme é uma coprodução de Portugal, França, Espanha e Brasil.

O projeto do filme foi escrito em 1947 pelo próprio Manoel de Oliveira, influenciado por suas perturbações com os crimes de Hitler e do regime nazi-fascista. Só que o projeto teve de ser arquivado por ser sistematicamente proibido nos anos de salazarismo em Portugal. "Pensei nisso no período do nazi-fascismo, mas agora também estamos passando por um período agressivo, com o terrorismo e com este descalabro financeiro do mundo”, disse Manoel de Oliveira ao anunciar a rodagem de seu novo filme em março passado, aos quase 101 anos de idade.

Manoel de Oliveira elogiou a participação especial da atriz brasileira Ana Maria Magalhães, que atuou ao lado dos portugueses Luis Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Susana Sá, Adelaide Teixeira e Ricardo Trepa. O Brasil é coprodutor do novo filme de Oliveira através da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em colaboração com o Ministério da Cultura e o Fundo Nacional de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário