segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Homenagem a François Silvestre

por François Silvestre
na orelha do livro Aqui Faço Justiça

"Gratidão.

Imagine você minha surpresa, e que surpresa, ao ver, na internet, a foto de um catedrático de Salamanca, de bermudas, ao lado de uma piscina, lendo 'A Pátria Não É Ninguém'.

Depois a sequência dos contados, via David Leite, e a leitura que o professor poeta passou a fazer dos meus outros livros. E sobre cada um deles um comentário generoso.

Passei a receber livros seus de poemas traduzidos em vários idiomas. Belos livros no miolo e na apresentação. E a conhecer a biografia do poeta.

Aí veio a surpresa maior. Aquela de afagar o ego. Um livro de poemas não apenas dedicado a mim, mas retirado das impressões que o poeta colheu da minha biografia. Uma biografia que me honra, mas não tem luminosidade para merecer tamanha homenagem.

Tudo a partir do estudo que ele fez d 'As Alças de Agave'. Depois leu 'Esmeralda' e 'Remanso da Piracema'.

Os meus amigos, or generosidade, guardarão silêncio sobre o exagero do poeta. Os meus inimigos farão uma careta de nojo e dirão abertamente: essa homenagem é um exagero descabido.

Nesse caso eu fico do lado dos inimigos. Com eles estará a razão. Tambem acho exagerada a homenagem. Mas é um adorável e delicioso exagero.

Não sou modesto nem hipócrita. Se o poeta me lançou versos eu lançarei seus versos ao público, sem lhe pedir permissão.

Com a certeza de que ninguém deixaria de expor à visitação pública um aplauso de tão intensa sonoridade.

Obrigado, poeta.

(FS)

Do blogueiro: Sem querer meter a colher na sopa alheia, François, mas acredito no Jarbas brincalhão, sem intensão de ofensas ou ironias. Não conheço o poeta pessoalmente. Mas só ouço elogios e penso ser um tipo Marcos Silva, afeito aos bons diálogos e boas amizades. E de cá, sendo amigo, discordei de sua previsão, fugi do silêncio mascarado e publiquei a homenagem. É merecida e merece mídia e aplausos. Abraço e espero que Raissa tenha passado o recado da intimação a uma cervejada sem papo de entrevista (rs).

4 comentários:

  1. Fiz a "ponte" entre os dois: Alencart e François. Posso dizer que conheço ambos.
    E os conheço nas duas vertentes: pessoal e literária.
    Como disse numa espécie de apresentação para o livro: Alfredo Alencart e François Silvestre, certamente por força do parentesco – são Alencar, do mesmo tronco –, possuem muito em comum. Entrincheirados, constroem suas obras literárias, esbanjando talento e ousadia.
    No mais, uma singela sugestão: procurem conhecer a obra poética de Alencart...
    Abraços
    David Leite

    ResponderExcluir
  2. Serjão, por favor, lança na blogosfera as obras de Alencart e François.Por que ficarem restritos ao livro?

    ResponderExcluir
  3. Mais tarde coloco outros poemas do poeta catedrático de Salamanca. Mas a obra de François é prosa; são livros. Só se ele liberar para download gratuito na net..rs No caso, o Alencart escreveu poemas inspirado na prosa literária de François. Abç!

    ResponderExcluir
  4. Dá para tirar conclusões, não dá, Sérgio? Às vezes duas linhas dizem mais do que um daguerreótipo. Abraço de François.

    ResponderExcluir