sábado, 8 de janeiro de 2011

A tropa dos críticos

por Carlos Alberto Mattos
no site Críticos

A Fita Branca, de Michael Haneke, foi apontado como o melhor filme de 2010 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Reunidos na noite de ontem, 16 críticos cariocas elegeram os melhores do ano e uma nova diretoria da associação para o período 2011-2012.

A lista dos 10 melhores do ano – eclética como o grupo de associados – inclui grandes sucessos populares como o brasileiro Tropa de Elite 2, o argentino O Segredo dos seus Olhos e o anglo-americano Kick-Ass – Quebrando Tudo. E também obras de diretores há muito consagrados como Bellocchio, Scorsese, Polanski e Woody Allen. Todos estarão em breve numa mostra no CCBB-Rio. São eles, em ordem de votação:

1. A Fita Branca, de Michael Haneke
2. Tropa de Elite 2, de José Padilha
3. Vencer, de Marco Bellocchio
4. Mother, de Bong Joon-Ho
5. Um Homem Sério, de Joel e Ethan Coen
6. O Segredo dos seus Olhos, de Juan José Campanella
7. O Escritor Fantasma, de Roman Polanski
8. A Ilha do Medo, de Martin Scorsese
9. Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen
10. Kick-Ass – Quebrando Tudo, de Matthew Vaughn

Reatando com uma tradição abandonada nos últimos anos, a ACCRJ escolheu também dois acontecimentos como as “Melhores Iniciativas para a Valorização do Pensamento Cinematográfico” em 2010. Entre os eventos, elegeu a Mostra John Ford no CCBB, pelo conjunto de filmes em cópias excelentes e pela qualidade dos “periféricos” (catálogo e curso). No campo das publicações, o destaque foi para a retomada e reedição histórica da revista Filme Cultura.

Na mesma reunião, os críticos cariocas elegeram Mario Abbade (O Globo, www.almanaquevirtual.uol.com.br) como novo presidente da ACCRJ. A nova diretoria é composta ainda pelo vice-presidente Luiz Fernando Gallego (www.criticos.com.br), o secretário Daniel Schenker (Jornal do Brasil e www.criticos.com.br) e o tesoureiro
Leonardo Luiz Ferreira (www.almanaquevirtual.uol.com.br).

AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário