terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Natal em Natal - programação

A programação, digamos, mais efervescente do Natal em Natal começa esta semana. Segue a programação esparçada. Achei interessante a passagem do release a respeito do Auto de Natal: "encenado numa narrativa linear, sem grandes arroubos literários ou extravagâncias poéticas". Depois acham ruim quando se critica...

CANTOS DE NATAL (10 a 28)
Sexta-feira começa a apresentação do projeto Cantos de Natal. As apresentações acontecem na Árvore de Mirassol, no espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra Araújo na Zona Norte, Estádio Pascoal de Lima na Cidade da Esperança e no Anfiteatro da UFRN. O Projeto reúne os principais corais de Natal. No dia 21 de dezembro acontece a apresentação de um concerto natalino unindo todos os coros participantes, às 18h, na abertura do Auto de Natal, onde aproximadamente 400 vozes cantarão juntas músicas como Noite Feliz, Jesus Alegria dos homens, Glória, Povos Cantai, e a tradicional Halleluiah de Handel. Em homenagem ao aniversário de 410 anos da cidade será cantada também a música Serentada do Pescador, conhecida como Praieira, que o release atribui apenas a Eduardo Medeiros, mas foi escrita por Othoniel Menezes.

16 Quarta- Feira / 19h
Palco da Árvore de Mirassol
Da Capo / Canto do Povo

19 sábado / 17h30
Estádio Pascoal de Lima - Cidade da Esperança
Vox / Lourdes Guilherme

21 Segunda-Feira / 18h30
Anfiteatro do campus
Apresentação de todos os grupos participantes

28 Segunda-Feira / 19h
Palco da Árvore de Mirassol
Canto Dell’Arte


ESTRELA DE NATAL (20 a 29/12 e 2 a 6/1)
Uma das novidades da programação do Natal em Natal 2009 é o desfile temático Estrela de Natal que acontece entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro, a partir das 20h na Praça Cívica. Estrela de Natal é uma celebração ao nascimento do menino Jesus. Conta com um elenco de 230 integrantes que irão interpretar diversos personagens criados sob o traço mágico do artista Zeca Zenner. O desfile traz em cinco diferentes alas algumas das cenas mais clássicas para a celebração da maior festa universal: o Natal.

Todo o espetáculo começa com a chegada dos anjos anunciadores ao som de uma belíssima sinfonia de natal. São 20 anjos bailarinos que com toda a leveza dos mensageiros de Deus, dão início ao show na avenida. Sob a luz do brilho do Sol que irradia vida e que ilumina todo o homem que vem a este mundo, a ala Sol de Natal apresenta ao público os filhos do Sol. Feitas as reverências ao público presente, é chegada a hora da alegria para contagiar todos os corações de Natal. Nesta ala, meninos e meninas como símbolo máximo da alegria, ilustrarão juntos ao Carro Coração de Fitas uma das mais conhecidas brincadeiras populares, a cantiga de roda. Bois, vacas, cabras e um Pastor boiadeiro também trarão para a avenida a alegria das festas populares brasileiras.

A história conta que em Belém da Judéia, três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar , foram visitar o Menino Jesus guiados por uma estrela guia que surgiu no céu exatamente onde o menino se encontrava. No desfile temático de Natal, Baltazar, Belchior e Gaspar chegarão de camelo, cavalo e elefante respectivamente para a visita ao menino Jesus e, em homenagem ao rio Potengi, o presépio chega à avenida retratado em cima de uma canoa, envolto em peixes, pescadores de estrelas e anjinhos do mar.

Já a árvore de Natal da cidade do sol é uma representação clássica dos pinheiros de natal, abastecidos pelos mais gostosos cajus que com suas castanhas recheiam as ceias da população que tem em sua cidade, o maior cajueiro do mundo. Para o grande final fica reservada a chegada do Papai Noel. O bom velhinho potiguar é um belo pescador em uma jangada, que puxada por golfinhos e rodeada por seres do mar, camarões e caranguejos, presenteia a cidade de natal com um espetáculo encantador para toda a família brasileira.

Estrela de Natal
Estréia: 20 de dezembro de 2009
Apresentações: 20, 22, 25, 26, 27 e 29 de dezembro de 2009 e 02, 03, 05 e 06 de janeiro de 2010
Local: Praça Cívica
Hora: 20h


AUTO DE NATAL (21 a 23)
Uma das maiores atrações do Natal em Natal acontecerá nos próximos dias 21, 22 e 23 no anfiteatro da UFRN. O espetáculo O Auto do Natal 2009 tem como tema Maria, José e o Menino Deus é baseado no Proto-Evangelho de Tiago, considerado apócrifo, mas que traz importantes informações a respeito da vida de Cristo.

O espetáculo conta com um elenco formado por 125 artistas entre bailarinos, atores e figurantes. O texto é do cineasta potiguar Edson Soares, a direção de Henrique Fontes, coreografia de Ana Cláudia Viana e Anádria Rassyne e produção executiva de Amaury Júnior.

Um dos destaques do Auto de Natal é a aposta na construção do espetáculo de forma coletiva, onde autor, diretor e atores participaram do processo de elaboração. Para o diretor Henrique Fontes, a criação do espetáculo feita de forma colaborativa possibilitou a inexistência de um ator principal. Em cena, todos os integrantes têm um papel importante e esse fato será claramente percebido pelo público

Apesar de trazer um texto que conta uma história já conhecida por todos, o diretor espera que o público receba o espetáculo como uma grande novidade. A trilha sonora do Auto de Natal contará com 14 músicas inéditas assinada pelos artistas potiguares Luiz Gadelha, Valéria Oliveira e Gabriel Solto. A trilha sonora trás a força da música potiguar com uma roupagem contemporânea e elementos da mistura nordestina.

O Proto-Evangelho de Tiago contará a vida de Sant´Ana e Joaquim, que eram considerados estéreis, mas geraram a menina Maria, educada no Templo até a sua puberdade; conta também como se deu a escolha de seu futuro esposo, José, velho, viúvo e pai de seis filhos. Narra a concepção e a virgindade, que se manteve após Maria dar à luz o Salvador numa caverna. Fala da estrela misteriosa e radiante que guiou os magos até a caverna e da nuvem de luz que pairou sobre o local, na hora em que o Senhor Jesus nasceu.

Com tantas informações inéditas sobre Maria, José e Jesus, pouca coisa foi inventada para o texto dramático que será encenado numa narrativa linear, sem grandes arroubos literários ou extravagâncias poéticas.

Auto de Natal / shows

21 - Cantos de Natal / Zé Ramalho
22 - Cordel do Fogo Encantado
23 – Quarteto de Tenores da FIERN / Bibi Ferreira e Banda Sinfônica do Natal

3 comentários:

  1. Para comparar:

    Ver a programação da Prefeitura de João Pessoa.

    Banda gospel é demais.

    Pra mim o "governo" de Micarla já acabou faz tempo...

    Fora Micarla.

    ´Júlia Mércia

    ResponderExcluir
  2. que ornamentação bosta e essa em natal!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse ano ficou em falta o natal em natal,nao sei muito bem o que micarla anda fazendo, so sei que ficou em falta! mas pelo menos teremos duas bandas Perfeita's
    Zé ramalho e cordel do fogo encantado que fico devendo a apresentação do ano passado. epoero que nos próximos a ALTA qualidade volte!

    ResponderExcluir