quinta-feira, 1 de abril de 2010

Hianto de Almeida era O Cara!



Por Zé Dias

Quando se fala em Bossa Nova, eu no afã de ver meu estado ser respeitado também como polo produtor de música popular brasileira, sempre me referia a HIANTO DE ALMEIDA, Macauense, falecido em 1964, como um dos precussores da Bossa Nova. Mesmo com minha EMPOLGAÇÃO mais ou menos convicente, não tinha um depoimento público que avalizasse minha informação - TARIK DE SOUZA, GENIAL, SEMPRE COMENTAVA COMIGO EM CONVERSAS PARTICULARES - mas faltava um documento que eu pudesse ratificar tal afirmação.

Ao longo da minha vida, produzi em meados dos anos 90 um Festival de Bossa Nova em homenagem a HIANTO, onde trouxe de uma vez só: CARLOS LIRA, ROBERTO MENESCAL, JOHNNY ALF, OS CARIOCAS, WANDA SÁ E ALAIDE COSTA e, a excessão de MENESCAL E CARLOS LIRA, publicamente durante os shows, nenhum deles confirmava minha tese e de alguns poucos gatos pingados. Confesso que a época, não tinha muita convicção da importancia de que HIANTO DE ALMEIDA era o CARA.

Quando KHRYSTAL foi gravar o programa SR. BRASIL de ROLANDO BOLDRIN, no hotel MELIA em Higienopolis, onde estavamos hospedados, junto com os CARIOCAS, no café da manhã, SEVERINO FILHO, um dos últimos remanescentes do grupo, olhou para mim e perguntou: Zé como vai sua luta em prol da obra de Hianto de Almeida? Afirmei a ele que continuava a lutar pelo reconhecimento de HIANTO como precurssor da Bossa Nova, mas a falta de dados e minha aversão a INTERNET, impedia minha pesquisa. Um dos novos componenetes do grupo NEIL TEIXEIRA, pede meu email e dias depois, manda uma postagem cheia de anexo, que eu idiota, só fiz achar bonito, mas não sabia abrir. Desafiei KHRYSTAL, viciada em internet, a procurar a canção MEIA-LUZ de Hianto, que diziam a boca pequena, que JOÃO GILBERTO em 1952, seia anos antes do CHEGA DE SAUDADE, tinha gravado. KHRYSTAL, genial como sempre, encontrou um MARACATU TEITEI nos EEUU que disponibilizou a música. Me emocionei e disponibilizei um disco para amigos, com vários fonogramas de expoentes da MPB cantando HIANTO DE ALMEIDA. Me senti o maxímo.

O meu disco tinha o selo do compacto da gravação de JOÃO GILBERTO, mas um documento nacional (CAPA DE UM DISCO) que confirmasse o universo de HIANTO no meio dos craques da Bossa Nova, eu não tinha. Apesar do dia de hoje ser primeiro de Abril, JULIO CESAR PIMENTA, amigo querido, e bom pesquisador da MPB em nosso estado, manda este email para mim onde encontrou um disco chamado OS PRECURSSORES DA BOSSA NOVA - 1948 A 1957 - onde num album duplo, que não foi vendido e sim distribuido por alguma empresa, a gravação de JOÃO GILBERTTO cantando HIANTO DE ALMEIDA, entre tantos precussores do movimento musical que fez o Brasil ser repeitado no mundo. LAVEI A ALMA.

Quero agora que um LOUCO POR INTERNET E POR MUSICA, tipo meu amigo cearense JANIO ALCANTARA, fuçe o computador e veja se encontra o encarte do disco que devera ter algum pesquisador de vergonha falando nacionalmente da importância de HIANTO DE ALMEIDA e não um MARACATU COMO EU. Abraço!

Um comentário:

  1. Graaaande Zé Dias, sempre lutando em prol do nome do meu Avô, pra que ele seja verdadeiramente reconhecido como precursor da Bossa Nova. Em nome da familia Almeida Rodrigues, um MUITO OBRIGADO!!!!

    Bruno Rodrigues

    ResponderExcluir