quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Incubadora de artistas


O Centro Cultural DoSol se reinventa a cada ano com novas ações e planos de mídia. Para comemorar dez anos de atividade em 2011, o combo comandado pelo produtor Anderson Foca resolveu compartilhar a estrutura de estúdio e divulgação com seis artistas potiguares já selecionados. Uma iniciativa incomum inaugurada hoje, com duração prolongada pelo resto do ano e com perspectiva de futuro já para 2012 com novos músicos.

O projeto foi chamado de Incubadora, descrita como atividade de registro, produção e difusão de música para seis artistas. O maior objetivo do projeto é colocar artistas potiguares em contato com novas formas de produção de música. "Temos como meta também dividir experiências acumuladas nos nossos dez anos de ação com música e trocar tecnologia e métodos de registro e difusão com outros combos culturais do Brasil e do mundo", comenta Foca.

Para essa primeira fase do projeto foram escolhidos Simona Talma, Luiz Gadelha, Hossegor, Venice Under Water, Los Costeletas Flamejantes e Pumping Enginers. O critério de escolha foi o ecletismo do som. "Não queria só rock ou metal (estilos predominantes nos trabalhos do DoSol). E outro ponto foi a observação da cena: bandas com repertório suficiente para gravação de um disco. Temos aí Simona e Gadelha há tempos sem gravar, outras sem registro em estúdio...".

O Incubadora vai colocar esses artistas em processo de composição, produção e difusão. Para isso, serão usadas as plataformas disponibilizadas pelo DoSol. Todos os artistas vão registrar discos ou EPs com produção artística e executiva do Dosol, usando o estúdio como plataforma e diversos meios diferentes de mixagem e masterização. Esse processo terá acompanhamento e suporte do Sosol em todas as etapas até sua finalização.

Os custos da gravação e mixagem para as bandas variam entre 100% cobertos pelo Dosol até 70%, dependendo do acerto com cada trabalho e o número de faixas registradas. Foca ressalta que o projeto é uma ação bancada pelo Dosol, sem apoio de leis de incentivo ou patrocínios diretos. O Incubadora é parte integrante das atividades do "Dosol, 10 anos de música" e tem o apoio institucional da Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin) e do Fora do Eixo.

"O Dosol tem projetos lucrativos que cobrem custos de outras iniciativas como essa. Nosso interesse nesses 10 anos de atividade é a difusão da música. Então, entramos de cabeça nesse projeto porque é o que move nosso trabalho é essa difusão, por menos comercial que seja". Foca acredita que a segunda fase do Projeto Incubadora venha só em 2012. "Temos o planejamento desses seis artistas agendado para todo o ano de 2011. Vamos analisar os resultados e acredito que em 2012 venham novas ações".

Vídeo e fotografia
Todos os artistas terão o processo de gravação, composição e mixagens documentado em vídeo e fotografia. O documentário será exibido na TV aberta e terá ampla divulgação na web. As fotos também serão disponibilizadas gratuitamente no Flickr do Dosol assim como em outros espaços. Na área de áudio será gravado para cada banda um show ao vivo para a rádio intitulado Palco Radiofônico, com entrevistas, execução de músicas e outras atividades dentro do horário do Dosol na Universitária FM.

Foca também cita o trabalho de divulgação online dos lançamentos em vários blogs e no site oficial do Dosol, além da presença dos seis artistas selecionados em shows e temporadas específicas no Centro Cultural Dosol para moldar a apresentação e organizar repertório, além de terem um show de lançamento do trabalho montado e organizado pelo projeto. E mais: todos eles já estão confirmados no Festival Dosol 2011.

* Publicado hoje no Diário de Natal
- Foto: Nicolas Gomes (imagem do Pumping Enginers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário