domingo, 6 de fevereiro de 2011

Manibu: um novo tempo à literatura?

Se nos últimos quatro anos a literatura ou a área editorial foi o setor cultural mais esquecido pela Fundação José Augusto, a gestão de Isaura Rosado já inicia com boas perspectivas. A duplicação da capacidade de edição da quase inoperante Gráfica Manibu promete outros tempos à literatura potiguar. Segundo a gestora, 27 publicações serão editadas apenas em 2011 - quase o número de edições da última gestão inteira. E o número é apenas uma mostra inicial. Segundo Isaura Rosado, quando a situação financeira for normalizada e a organização administrativa da nova Secretaria de Cultura for concluída, esse número poderá dobrar ou triplicar. "Vou aumentar muito mais", prometeu.

A Gráfica Manibu acompanha as atividades da Fundação José Augusto desde a sua fundação, em abril de 1963. Poucas vezes recebeu novos equipamentos ou sofreu choque de modernidade necessário para acompanhar os novos ditames gráficos. Há quatro anos Crispiniano Neto herdou uma gráfica praticamente sucateada, sem condição de publicação. Sequer supriu as necessidades das três edições da revista Preá publicadas na última gestão - todas editadas fora do Estado. Ela foi redesenhada. A sucata foi levada ao depósito estadual, equipamentos foram doados ao Museu da Imprensa e novas máquinas foram adquiridas, a exemplo de uma offset, que renovou a capacidade de impressão. Nesse processo foram publicados cerca de 30 títulos, segundo o coordenador da Gráfica, Venâncio Pinheiro.

"Isaura me consultou da possibilidade de rodar a Preá na Manibu. É uma revista grande e precisa de espaço. Veja que nem na Gráfica Offset é possível. Eu disse que não daria para ser totalmente em policromia. Certas matérias será em preto e branco, certas fotografias serão coloridas. Mas é possível", disse Venâncio. Para ele, quem vier a coordenar a nova Manibu precisa imprimir qualidade e funcionalidade. "Precisa pedir assessoria ao Sebrae e humanizar a gráfica", sugeriu o artista visual.

Isaura Rosado informou que investirá R$ 60 mil na compra de novos equipamentos e ampliação do parque gráfico em comodato com a Fapern - fundação de pesquisa científica dirigida por Isaura até o ano passado. "São equipamentos como uma fotogravadora, que duplica a produção". Mais do que agilidade, a nova gestora já solicitou à Biblioteca Nacional um selo para conferir à Gráfica Manibu mais autonomia para publicações com o status de Editora. "A partir daí vou formar um conselho editorial com representante do Conselho de Cultura, da Universidade e de outras gráficas. Por hora, tenho recebido algumas indicações", adiantou.

Homenagem à poesia potiguar
A nova Editora - reformada - será a responsável pela edição dos quatro números da revista Preá prometidos para 2011. Agora sob a batuta do jornalista Mário Ivo Cavalcanti, a primeira publicação do ano terá como temática principal a poesia, segundo Isaura. "Mário não adiantou nada nem pra mim. Soube apenas que terá um ensaio fotográfico com alguns poetas". Segundo Mário Ivo, a revista deve ser trimestral neste primeiro ano. "O primeiro desafio é não atrasar e ser lançada no final de março". Da equipe, apenas o nome do editor foi confirmado, mas um conselho editorial está em formação. "A equipe fixa deve ser mínima, com espaço aberto para muitos colaboradores a cada edição", disse o editor. O fotógrafo Anchieta Xavier - o mesmo das edições anteriores da revista - também será chamado.

Também este ano serão lançados 23 publicações apoiadas pela Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto. "São propostas selecionadas por nós, enquanto organizamos o edital para 2012", informou Isaura Rosado. Entre aspróximas edições estão seis títulos de material produzido na gestão do poeta Sanderson Negreiros à frente da Fundação José Augusto, ainda na década de 70. São gravações de entrevistas raras com figuras célebres da cultura potiguar.

Já para março, um livro organizado pelo poeta e jornalista Adriano de Sousa com entrevistas inéditas de poetas como Zila Mamede, Homero Homem, Moacy Cirne e outros. "Há uma série de materiais já encaminhados, de autores como Dorian Gray, Enélio Petrovick, Paulo Jorge Dumaresq, Maia Pinto, Antônio Junior, Emanuel Antônio da Silva e outros", informou a gestora.

* Publicado hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário