segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fórum`Potiguar de Cultura

O Fórum Potiguar de Cultura será realizado no Auditório do IFRN da Cidade Alta (av. Rio Branco) em 28 de fevereiro, entre 9h e 17h. Eis a convocatória enviada pela organização, formada por Esso Alencar, Aluízio Matias, Tatiane Fernandes, Claudio Rocha e Regina Cunha.

Convocatória Geral

Este é o momento para nos reunirmos, debatermos e propormos soluções propositivas, com o objetivo de ampliar a participação dos integrantes do setor cultural potiguar nas decisões das políticas públicas para a cultura no Estado do Rio Grande do Norte. Este é momento para que você que é produtor cultural, cineasta, músico, bailarino, coreógrafo, ator, gestor, diretor, designer, coordenador de ponto de cultura, professor, jornalista, artista, pintor, desenhista, enfim, todo aquele que contribui para a cultura potiguar deve atender à esta Convocação Geral do Forum Potiguar de Cultura.

É importante que cada um contribua de forma efetiva para o crescimento do setor cultural potiguar, inclusive analisando os discursos do novo Governo com relação à cultura, bem como o processo de criação da nova Secretaria de Cultura. Durante o encontro vamos oportunizar um amplo debate sobre os novos rumos da cultura, discutindo inclusive o Plano Nacional de Cultura. É importante analisar a relevância, bem como aprofundar o entendimento lógico destes novos conceitos. É preciso que tenhamos nosso Plano Estadual de Cultura. Temos que exigir que seja marcada e que realmente se realize a nossa Conferência Estadual de Cultura, bem como a Conferência Municipal de Cultura. Os agentes culturais potiguares precisam estar inseridos cada vez mais nesse novo perfil, para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa.

Este encontro conta com o apoio de várias entidades que congregam diversos profissionais da área cultural do Rio Grande do Norte. Cada prática social cultural terá a oportunidade para expor suas principais diretrizes. Qualquer que seja sua expressão cultural participe e traga sua bandeira. Venha colaborar com a versão final do documento do Forum Potiguar de Cultura, que junto com os pontos extraídos da última Conferência Estadual de Cultura, irá oferecer subsídios para que o Estado e a Sociedade Potiguar, num exercício de cidadania, caminhem juntos promovendo ações culturais criativas; abrindo novas frentes para a classe trabalhadora da cultura; injetando recursos que tornem viáveis projetos inovadores; e principalmente, resgatando a verdadeira essência da cultura potiguar: a que agrega conhecimentos, recupera a memória e os estudos, e nos faz refletir sobre nossa verdadeira identidade. Até lá!

OBS.: Cada segmento deverá levar para a plenária das linguagens temáticas entre 3 e 5 diretrizes que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico. Caso ainda não tenham discutido entre si os pontos a serem apresentados, o fórum vai abrir um período com GTs de cada área para que haja essa definição.

ESSO (84) 9606 1926

Nenhum comentário:

Postar um comentário