sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Homem Banda hoje no Buraco da Catita

Quando ao longe se escuta um harmonioso acordeon acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos... Imagina-se que aí vem a banda. E vem mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira orquestrada apenas por um homem só. É o Homem Banda – espetáculo de rua encenado por... Maurolauropaulo. O nome já antevê a crise existencial e financeira deste músico inventor – personagem da companhia gaúcha Umpédedois. O espetáculo será encenado amanhã no Buraco da Catita (Ribeira), a partir das 20h e com entrada franca.

O ator responsável pela orquestração do que chama de “parafernália desarmônica” é Mauro Buzza. Em 40 minutos, Maurolauropaulo harmoniza 18 instrumentos acoplados em seu corpo. São instrumentos de sopro próximos à boca, pratos de bateria amarrados no joelho, acordeon e outros mais presos nas articulações de modo a imprimir ao espetáculo o conceito de musical, embora mescle elementos circenses e teatrais. Um artista que, por onde passa, rompe o silêncio, invade os ruídos cotidianos e desperta curiosidade no manuseio de tantos instrumentos.

Apesar das atenções despertadas, o Homem Banda sofre da carência financeira dos artistas e a crise existencial dos atores. “O espetáculo é uma desculpa para criticarmos isso. É um espetáculo de rua, tem o lance de passar o chapéu. E a crise de personalidade é provocada pela busca pela identidade em várias personalidades históricas e não se achar em ninguém”, comenta o ator. Embora o espetáculo tenha início, meio e fim, ele depende da interação com o público, segundo Mauro Buzza. “Essa é a tônica do espetáculo de rua”, acrescenta.
Maurolauropaulo é, em suma, um homem que emociona e surpreende, através das canções que contam desde as histórias de suas andanças, até canções feitas de improviso, que contam sobre uma nova história que acontece, no justo momento onde tudo é música entre ele e o público. O espetáculo apresenta técnicas de teatro e música. E pode ser apresentado em espaços variados e abranger um público de todas as idades.

Parceria
Os gaúchos estão em parceria com o Palco Fora do Eixo na realização da primeira #TourFdE de artes cênicas. Cerca de 20 pessoas estão envolvidas diretamente na pré-produção da turnê, que é a estreia do Palco Fora do Eixo com circulação de espetáculos. Tal experiência será barateada pela campanha de #HospedagemSolidaria, prática comum nas turnês musicais do #FDE em que os artistas são abrigados e alimentados na casa de produtores, amigos de produtores ou outros parceiros.
Em Natal, quem recebe os viajantes é a Tropa Trupe Cia de Arte, que através dessa ação se conecta a Rede Fora do Eixo e amplia sua atuação em redes de movimentação político-artística. A experiência será o primeiro passo para uma sistematização, produção de conteúdo e desenvolvimento de tecnologias sociais, conhecimento e metodologias para trabalhar a circulação de linguagens cênicas no FDE.

Sobre a Cia umPédeDois
A Companhia UmPédeDois atua a três anos, e é formada pelos artistas Mariana Ferreira e Mauro Buzza. Os integrantes já apresentaram espetáculos no Brasil e no exterior e além do Homem Banda, eles criaram também o espetáculo de rua Ao Divagar se vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda.

Espetáculo “Homem Banda”
Data e hora: amanhã, às 20h
Local: Buraco da Catita
Entrada Franca

http://foradoeixo.org.br/palcoforadoeixo
http://www.ciaumpededois.blogspot.com/
www.tropatrupe.blogspot.com

* Publicado no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário