sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cantando e Conversando com...


Pense aí: corredor da folia, agitação, 250 mil pessoas tirando o pé do chão e movidas a trios elétricos que são movidos pela música baiana. Quer fugir do “movimento”? Que tal uma casa cercada de verde, clima intimista e com Pedrinho Mendes ao som de voz e violão? E se o autor de Linda Baby estiver aberto à conversa descontraída? Chega de perguntas. A resposta é a seguinte: estreia hoje o projeto musical Cantando & Conversando. Em cada primeira sexta-feira do mês, o Zen Bar (em Pium) receberá um artista potiguar e um entrevistador para uma conversa descontraída, em formato de talk show. Uma música, uma conversa, um gole de bebida e a interação direta com a plateia é a pedida do projeto. O Cantando & Conversando começa às 20h. O ingresso custa apenas R$ 5.

O Zen Bar já identifica a aura do lugar no nome. Muito verde e a decoração exótica caracterizam o lugar e facilitam a proposta do projeto, idealizado e produzido por Nelson Rebouças – o mesmo produtor do Poticanto: Um Canto 100% Potiguar e do Lual dos Signos. O espaço comporta entre 60 e 80 pessoas bem acomodadas em mesas próximas de onde o artista tocará seu violão e responderá perguntas em uma conversa informal, intimista e etílica. Sebos com livros e CDs potiguares, exposição de artistas também são vistos por lá. O Zen Bar fica próximo ao ginásio de esportes do distrito de Pium.

“O projeto proporciona ao fã a chance de conhecer o artista mais de perto, conversar com ele, matar curiosidade sobre a letra de alguma música, estreitar uma amizade. E o jornalista convidado faz o meio de campo entre o artista e a plateia, porque dificilmente o público toma a iniciativa das perguntas”, ressalta Nelson Rebouças. E entre uma pergunta e outra, Pedrinho Mendes mostra seu repertório de sucessos, puxado pelo hino informal da cidade, Linda Baby. “Esse modelo de talk show é americanizado. Não inventei nada. É o que o Jô Soares faz quando convida músicos ao seu programa: conversa, questiona e pede para o artista cantar alguma coisa ali, ao vivo”.

Projetos musicais
O produtor Nelson Rebouças descarta a possibilidade de inserir o Cantando & Conversando nas leis de incentivo cultural. O motivo é sentido a cada dia. Mesmo com a aprovação do Poticanto na Lei Djalma Maranhão (municipal), o produtor peleja a captação dos recursos junto às empresas há quase um ano. O Poticanto figurou dois anos na mídia, conseguiu boa aceitação do público no Teatro de Cultura Popular e da crítica, apresentou atrações musicais estritamente potiguares e coletou um dos maiores acervos da música potiguar com gravação de mais de 500 canções e nenhuma empresa se interessou em bancar um projeto barato pelo período de um ano.

“Eu me considero um cara de sorte porque cativei a simpatia de pequenos apoiadores que mantêm meus projetos. Há empresas que separam quantia fixa de seu orçamento a cada ano. É por elas que ainda promovo esses projetos. Do poder público só tive dor de cabeça. O Poticanto terminou por falta de apoio do Governo, nunca por falta de talento dos nossos artistas”. Nelson Rebouças encontrou no apoio de pequenos empresários e comerciantes de Pium a viabilidade para o Cantando & Conversando. “Eles acreditaram na proposta, mais voltada à comunidade do Pium, Pirangi e Cotovelo e, claro, aberto aos natalenses ou a quem apreciar boa música e clima intimista”.

Nelson Rebouças tem histórico em Pium. Por três anos consecutivos promoveu o Lual dos Signos, na região. O projeto oferecia três atrações musicais por edição, performances, artes visuais e poesia a preços populares. Foram 36 edições com apresentação de mais de 100 artistas. “A comunidade do Pium apoia e precisa de iniciativas como essa. Muitos têm dificuldade de transporte para assistir shows em Natal. E é com esses apoios singelos, divulgação corpo-a-corpo na região e na mídia que nos apoia em Natal, e uma estrutura quase mambembe que continuo a promover projetos musicais que valorizam a música potiguar”, conclui o produtor.

Cantando & Conversando
Quem: Pedrinho Mendes, entrevistado por Sergio Vilar e plateia
Participação especial: Geraldo Carvalho e Mário Noya (DF)
Onde: Zen Bar (em Pium, próximo ao ginásio de esporte)
Data e hora: hoje, às 20h
Preço: R$ 5
Contato: 9922-8188 – 9151-7783

* Publicado hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário