quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2º Preveillon da Cidade

O primeiro pré-reveillon em Natal é quase uma confraternização. De ritmos e pessoas. E acontece no maior beco do mundo. De tão grande abarca os sentimentos do mundo – os bons e os ruins. E na boemia mais desgarrada das coleras burguesas encontra o clima para futricas provincianas e debates cosmopolitas. É no Beco da Lama onde acontece hoje o 2º Preveillon da Cidade. A partir das 19h se encontram no Bardallo’s o rock, o pop, o blues, o forró, o hip hop e o soul. E agradando vários estilos, comparecem produtores, jornalistas, bebuns, poetas e toda a sorte de gente que transita no Centro Histórico e boêmio de Natal.

O palco será montado na área externa do Bardallo’s Comida & Arte (Rua Gonçalves Lêdo, Centro), comandado pelo produtor Lula Belmont. A dica é, da avenida Rio Branco, entrar na rua da Igreja do Galo. Quem encontrar dificuldade para achar, pergunta a qualquer transeunte ou siga o som. No setlist, o repertório rock da banda Mobydick, o Forró Namanha, uma das revelações do ano: a Damned Blues. E ainda a pop-rock da banda Gotamas, e o hip hop mesclado ao soul music do trio Snoop Soul e Conexão Mil Graus. As senhas custam R$ 7, compradas no local. Haverá sorteio de uma Cesta Cultural, com livros, CDs e vales para degustar pratos regionais do Beco da Lama e também a tradicional meladinha.

Ainda não é este ano que o palco será montado na rua, em espaço maior e aberto ao público a exemplo dos shows da programação do Natal em Natal. O sonhado patrocínio municipal para o que pretende ser um projeto cultural ficou restrito ao cachê de duas das cinco bandas do evento. O produtor Marcelo Veni explica que o contrato da Funcarte foi firmado com várias bandas locais responsáveis pelos shows nas árvores de natal e demais apresentações do ciclo natalino, incluindo o show do 2º Preveillon da Cidade. “Também não conseguimos fechar a rua em razão de ser dia da semana e a movimentação intensa do fim do ano”.

Sem problema. A área externa do Bardallo’s será local do palco e o formato quase indoor facilita a confraternização, o clima intimista e até uma área para dança. Mas a meta é expandir o evento. Ou melhor: descentralizar a programação montada pela prefeitura no período. “O Preveillon tem características peculiares. O Centro é o coração da cidade. Por lá transitam pessoas de praticamente todos os cantos das cidade. São pessoas de gosto mais apurado, formadores de opinião e produtores que têm a oportunidade de conhecer novos talentos musicais. E para o artista, é o contato mais íntimo com o público e a expectativa de novos convites”, explica Marcelo Veni.

Um exemplo prático lembrado pelo produtor aconteceu no último sábado, quando a banda Lunares (1º lugar no Festival MPBeco na categoria Voto Popular) se apresentou no mesmo palco do Bardallo’s e recebeu elogios de produtores e convites para novas empreitadas em 2011. “É um palco diferenciado, bem frequentado o ano todo e que abre possibilidades para o artista”. Veni ressalta que o valor cobrado será para custear o cachê das outras três bandas e a estrutura montada no evento – pela segunda vez promovido no Bardallo’s (na primeira edição se apresentaram o cantor Iggor Dantas e a banda Azúcar Jeans). “Se a prefeitura promove o natal para a família, seria bom um para a família do Beco”, conclui o produtor.

2º Preveillon da Cidade
Quem: Mobydick, Forró Namanha, Damned Blues, Gotamas, e Snoop Soul e Conexão Mil Graus
Data e hora: hoje, a partir das 19h
Onde: Bardallo’s Comida & Arte (Rua Gonçalves Lêdo, 678)
Senha: R$ 7 (no local)
Contato: 3211-8589 (Bardallo’s) ou 9175-9870 (Marcelo Veni)

* Publicado hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário