sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Centro Histórico é tombado pelo patrimônio nacional

Release

Brasília, 10 de dezembro de 2010 – O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em sua quarta reunião anual, decidiu pelo tombamento de 11 novos patrimônios brasileiros. São eles: os centros históricos de São Luiz do Paraitinga (SP), Paracatau (MG) e Natal (RN), a Igreja Positivista (RJ), o conjunto paisagístico da cidade de Cáceres (MT), o conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade (MG), peças do Patrimônio Naval e a Festa de Sant’Anna, em Caicó (RN). Os relatórios defendendo os tombamentos foram apresentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Agora, que fazem parte do Patrimônio Cultural do país, esses bens ficam protegidos, por lei, contra demolição ou destruição das características que justificaram seu tombamento. A área no entorno também fica sujeita ao controle estatal, com o objetivo de preservar o ambiente e impedir que novos elementos obstruam ou reduzam sua visibilidade.

Centro Histórico de Natal (RN)
Grande parte da história social, econômica, política e urbana de Natal, no Rio Grande do Norte, pode ser contada por seu centro histórico que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico de todas as épocas, mas em que o século XX deixou a sua maior marca. Apesar das intervenções contemporâneas incorporadas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica, justificando o de sua preservação como patrimônio cultural brasileiro.

O tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, engloba a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira e reforça a importância histórica e paisagística do rio Potengi para a cidade, ressaltando o fato de que ele ainda representa importante papel no transporte de mercadorias e pessoas.

Do blogueiro: Sinceramente, achei essa justificativa do Minc meio incompleta. E o Beco da Lama, pow? A boemia não merece preservação? Pois amanhã, só de ruim, tomo uma e quebro tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário