sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Entrevista - Roberta Sá

Enfim, um show completo

Roberta Sá está mergulhada no mesmo lago de águas cristalinas onde estão as chamadas intérpretes do sambinha cool bem comportado, um tanto retrô e cultuado pela mídia intelectualizada. Nada perto das raízes sambistas de uma Beth Carvalho ou da força vocal de Alcione, que canta os desejos da mulher e tira o chapéu pro negão. Qual dos dois é mais verdadeiro? Nenhum. Ou ambos. Por trás da voz aguda e límpida da natalense carioca desde a adolescência, há verdade ou vontade de mostrar a música brasileira. E se gosto se discute ou não, fato é que a opinião alheia é construída sob preceitos próprios.

Roberta Sá é a segunda artista a pisar o palco do modernoso Teatro Riachuelo (no Midway) para um show. Antes dela, apenas Roberto Carlos. E a intérprete colocada no mesmo altar de Maria Rita, Mariana Aydar, Céu e outras cantoras emergentes ou na já consolidada nova MPB – longe do mundo suburbano carioquês – vem acompanhada do afinado Trio Madeira Brasil com show em homenagem ao sambista do recôncavo baiano, Roque Ferreira. O repertório integra o quarto CD de Roberta Sá, Quando o Canto é Reza (2010) – uma mescla entre os arranjos de uma nova fisionomia do samba às raízes do gênero.

Na entrevista a seguir, agendada pela assessoria da cantora via telefone, Roberta Sá comenta da expectativa para o show no novo teatro, adianta que sua apresentação já divulgada pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte) no Natal em Natal ainda está em aberto, e ainda do trabalho da “amiga” Khrystal.

Entrevista – Roberta Sá

O novo teatro supre carência de palco para grandes shows em Natal. Você já se sentiu prejudicada com essa falta de estrutura?
Recebei a notícia maravilhada da inauguração desse teatro. Geralmente me repassam informação de teatros fechando as portas. Conheço o teatro de Porto Alegre, com o mesmo tipo de acústica do Teatro Riachuelo. É ótimo. Fiquei muito orgulhosa quando soube. E ainda mais em ser a segunda artista a fazer show lá, depois de Roberto Carlos. Espero que seja a primeira de muitas vezes.

Você volta com o mesmo show já apresentado em Natal. A nova estrutura proporciona mudanças?
Nunca consegui colocar meu cenário completo em Natal. Tentamos várias vezes. Então, é muito bom oferecer o show que sempre pretendemos mostrar.

Esse show será também mostrado na programação do Natal em Natal, no Machadão?
O convite não está completamente fechado. Estou torcendo que aconteça. Não me deram certeza (a prefeitura). Caso se confirme, levarei meu outro show, o do DVD (Pra se ter alegria, gravado ao vivo no Rio de Janeiro), que é completamente diferente.

Caso seja confirmado o show, você encerraria a noite iniciada com Khrystal. Essa parceria já houve em outros dois shows por aqui. Khrystal tem buscado espaço fora o Estado, já conquistado por você. Qual análise você faz do trabalho de Khrystal?
É minha amiga, maravilhosa; torço muito por ela. Khrystal tem trabalhado bem, e trabalha pra caramba. Acredito que o sucesso vem do trabalho, não é da exposição. Acho que essa coisa do sucesso... Sucesso hoje é conseguir viver da música.

Você integra um time seleto de novas intérpretes que têm dado novo estilo à MPB...
O maravilhoso é que a língua mais cantada no mundo é o inglês. E a maravilha é que tenhamos tantas cantoras boas cantando em português e levando a musicalidade brasileira ao mundo. Voltei recentemente do Japão e foi maravilhoso. As pessoas tentando cantar em português. Foi lindo. O importante é você levar verdade às pessoas. E eu canto minha verdade.

Show - Roberta Sá e Trio Madeira Brasil
Onde: Teatro Riachuelo (3º piso do Midway)
Data e hora: amanhã, às 21h
Quanto: R$ 100 e R$ 50 (meia entrada)
Venda: La Femme (Midway, 3646-3292)

* Matéria publicada no Diário de Natal (AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário