domingo, 12 de dezembro de 2010

Baixo de Natal - programação

O grito da contracultura natalense

O Baixo de Natal é uma espécie de prévia carnavalesca para o Auto de Natal? Não, nem perto disso. Seria um movimento independente de artistas fartos da inércia do poder público com a cultura? A definição é quase essa. Mas a resposta ficará em aberto. Uma alternativa é pensar o Baixo de Natal como um movimento da contracultura moderna, sem aquela aura rebelde do submundo marginal de guetos e doces poetas malditos. É contracultura porque questiona valores e a estética da cultura vigente. E com bom humor e ironia.

O ponto auge da programação de cinco dias é a encenação do espetáculo The Baixo de Natal. O texto dos "jovens escribas" Carlos Fialho e Patrício Jr "não poupará ninguém". Nem eles próprios. Segundo Patrício, o que começou como chacota ao Auto de Natal foi finalizado como comédia de muitas críticas e sem rancores. O roteiro do espetáculo de rua conta a estória de artistas que se reúnem e concluem que a cidade não precisa de arte e vão embora. E toda uma contextualização será mostrada até o famigerado encontro e consequente debandada.

A programação completa do Baixo de Natal (veja no box) terá início quarta-feira e segue até domingo. Toda ela foi montada por quase 40 artistas independentes. Os eventos - todos gratuitos - foram espalhados pelos quatro cantos da cidade. Instituições privadas e públicas apoiaram a iniciativa. Mas o voluntarismo dos envolvidos é marca do movimento com pretensões para além do período natalino. A atriz Quitéria Kelly adiantou que há a intenção de a programação do Baixo de Natal ser trimestral. "Vamos conversar sobre isso".

O movimento começou de forma espontânea no Twitter. "Vários reclamaram de terem ficado de fora da seleção do Auto de Natal. Então sugeri criarmos o nosso. E logo vieram as manifestações. Luiz Gadelha faria a trilha sonora, Buca e Fábio DeSilva, filmariam um documentário, Fialho e Patrício depois resolveram escrever e rapidamente se formaram um grupo coeso em torno do projeto. Parecia estarem com um grito entalado na garganta". E o que começou como rebeldia cedeu lugar ao discurso artístico propositivo.

"Há dez anos reclamamos, criamos projetos e nunca deu em nada. O poder público monta essa programação natalina em fim de ano para mostrar que tudo acabou bem, quando passamos fome o ano inteiro. Queremos agora mostrar que não precisamos nos submeter a vestir uma roupinha de pastoril ou de José e Maria. O mundo está girando. As coisas estão acontecendo e precisamos de mais". E pondera: "Somos a favor do Auto, mas o ano todo: queremos trabalho o ano inteiro. Parece que nessa cidade construída sob dunas nada se sustenta".

Quitéria cita o exemplo do auto A Festa do Menino Deus, patrocinado pelo estado e que em 2009 quase foi cancelado por falta de repasse financeiro do governo. "Foi cancelado esse ano. Por quê? Onde está a grana? Há dez anos esse auto acontece. Pra onde foi o dinheiro? Por que não deram sequer satisfação aos artistas? É desse desrespeito que estamos fartos. Que tal pegar esse um milhão de reais gasto no Auto de Natal e fazer algo mais interessante? É melhor do que reunir milhares de pessoas no Machadão. Quantos votos eles vão angariar ali?", pergunta.

The Baixo de Natal
O espetáculo será encenado sábado, às 17h. A concentração será na Rua João Pessoa (Centro). O 1º ato será apresentado na Praça 7 de Setembro. O entreato será na Avenida Junqueira Aires, na descida à Ribeira. No percurso haverá apresentações na Praça das Mães, Solar João Galvão, Sesc e Instituto de Surdos, até a chegada à Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. Serão sete atores em cena. Cada ato terá aproximadamente 15 minutos de duração. O roteiro foi escrito a quatro mãos, por Fialho e Patrício Jr - quase 30 laudas de texto.

Programação

Dia 15/12 (quarta-feira)
Oficina de Clown, com Berto Martys
Hora: 10h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)

Mesa-redonda Arte e Independência - Novas Formas de Sobrevivência
Hora: 18h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)

Esquetes de palhaços com Tropa Trupe Cia. de Arte
Shows com Simona Talma, Clara e a Noite, SeuZé e Los Costeletas Flamejantes
Hora: 20h
Local: Buraco da Catita (rua Câmara Cascudo, 185, Ribeira)

Dia 16/12 (quinta-feira)
Oficina de Clown, com Berto Martys
Hora: 10h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)

Palestra-performance sobre arte contemporânea: Desentendimento sofisticado em palcos pós-estruturados, com a professora Naira Ciotti (Departamento de Artes/UFRN)
Hora: 16h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)

Bode Arte - Mostra de performance Arte
Local: Tecesol (rua Governador Valadares, 4853, conjunto Pirangi. Próx. À lagoa de captação de Pirangi)
Hora: 18h

Dia 17/12 (sexta-feira)
Espetáculo RecCiclus, com Berto Martys
Hora: 17h30
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)

Exposição de Artes Plásticas
Hora: 19h
Local: Bardallo's (rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta)

Corujão de Cinema Potiguar
Exibição dos filmes Sangue do Barro, Viva o cinema brasileiro, O quarto mundo, e outros.
Hora: 00h
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira)

Dia 18/12 (sábado)
Espetáculo intinerante
The Baixo de Natal
Hora: 17h
Concentração na Rua João Pessoa (próximo à C&A)

Festival Baixo de Música
Shows com as bandas Evol, Curta Metragem, Calistoga, Dessituados e Holandês Voador
Hora: 22h
Local: Centro Cultural Dosol (Rua Chile, Ribeira)

Dia 19/12 (domingo)
Espetáculo Cleansed, do Projeto ES3
Hora: 16h
Local: Departamento de Artes da UFRN (ao lado da Comperve)
Não recomendado para cardíacos, asmáticos e menores de 18 anos.

Espetáculo Achado não é roubado, da Tropa Trupe Cia. de Arte
Hora: 17h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)

Espetáculo Serálice? ou Sobre Corvos e Escrivaninhas ou 'ALICE' ou Se eu não fosse real (não conseguiria chorar) ou Ninguém te mostrará o caminho, de Carol Piñeiro
Hora: 18h
Local: Tecesol (rua Governador Valadares, 4853, conjunto Pirangi. Próx. a lagoa de captação de Pirangi)

* Matéria publicada neste domingo no Diário de Natal (AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário