O grito da contracultura natalense
O Baixo de Natal é uma espécie de prévia carnavalesca para o Auto de Natal? Não, nem perto disso. Seria um movimento independente de artistas fartos da inércia do poder público com a cultura? A definição é quase essa. Mas a resposta ficará em aberto. Uma alternativa é pensar o Baixo de Natal como um movimento da contracultura moderna, sem aquela aura rebelde do submundo marginal de guetos e doces poetas malditos. É contracultura porque questiona valores e a estética da cultura vigente. E com bom humor e ironia.
O ponto auge da programação de cinco dias é a encenação do espetáculo The Baixo de Natal. O texto dos "jovens escribas" Carlos Fialho e Patrício Jr "não poupará ninguém". Nem eles próprios. Segundo Patrício, o que começou como chacota ao Auto de Natal foi finalizado como comédia de muitas críticas e sem rancores. O roteiro do espetáculo de rua conta a estória de artistas que se reúnem e concluem que a cidade não precisa de arte e vão embora. E toda uma contextualização será mostrada até o famigerado encontro e consequente debandada.
A programação completa do Baixo de Natal (veja no box) terá início quarta-feira e segue até domingo. Toda ela foi montada por quase 40 artistas independentes. Os eventos - todos gratuitos - foram espalhados pelos quatro cantos da cidade. Instituições privadas e públicas apoiaram a iniciativa. Mas o voluntarismo dos envolvidos é marca do movimento com pretensões para além do período natalino. A atriz Quitéria Kelly adiantou que há a intenção de a programação do Baixo de Natal ser trimestral. "Vamos conversar sobre isso".
O movimento começou de forma espontânea no Twitter. "Vários reclamaram de terem ficado de fora da seleção do Auto de Natal. Então sugeri criarmos o nosso. E logo vieram as manifestações. Luiz Gadelha faria a trilha sonora, Buca e Fábio DeSilva, filmariam um documentário, Fialho e Patrício depois resolveram escrever e rapidamente se formaram um grupo coeso em torno do projeto. Parecia estarem com um grito entalado na garganta". E o que começou como rebeldia cedeu lugar ao discurso artístico propositivo.
"Há dez anos reclamamos, criamos projetos e nunca deu em nada. O poder público monta essa programação natalina em fim de ano para mostrar que tudo acabou bem, quando passamos fome o ano inteiro. Queremos agora mostrar que não precisamos nos submeter a vestir uma roupinha de pastoril ou de José e Maria. O mundo está girando. As coisas estão acontecendo e precisamos de mais". E pondera: "Somos a favor do Auto, mas o ano todo: queremos trabalho o ano inteiro. Parece que nessa cidade construída sob dunas nada se sustenta".
Quitéria cita o exemplo do auto A Festa do Menino Deus, patrocinado pelo estado e que em 2009 quase foi cancelado por falta de repasse financeiro do governo. "Foi cancelado esse ano. Por quê? Onde está a grana? Há dez anos esse auto acontece. Pra onde foi o dinheiro? Por que não deram sequer satisfação aos artistas? É desse desrespeito que estamos fartos. Que tal pegar esse um milhão de reais gasto no Auto de Natal e fazer algo mais interessante? É melhor do que reunir milhares de pessoas no Machadão. Quantos votos eles vão angariar ali?", pergunta.
The Baixo de Natal
O espetáculo será encenado sábado, às 17h. A concentração será na Rua João Pessoa (Centro). O 1º ato será apresentado na Praça 7 de Setembro. O entreato será na Avenida Junqueira Aires, na descida à Ribeira. No percurso haverá apresentações na Praça das Mães, Solar João Galvão, Sesc e Instituto de Surdos, até a chegada à Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. Serão sete atores em cena. Cada ato terá aproximadamente 15 minutos de duração. O roteiro foi escrito a quatro mãos, por Fialho e Patrício Jr - quase 30 laudas de texto.
Programação
Dia 15/12 (quarta-feira)
Oficina de Clown, com Berto Martys
Hora: 10h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)
Mesa-redonda Arte e Independência - Novas Formas de Sobrevivência
Hora: 18h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)
Esquetes de palhaços com Tropa Trupe Cia. de Arte
Shows com Simona Talma, Clara e a Noite, SeuZé e Los Costeletas Flamejantes
Hora: 20h
Local: Buraco da Catita (rua Câmara Cascudo, 185, Ribeira)
Dia 16/12 (quinta-feira)
Oficina de Clown, com Berto Martys
Hora: 10h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)
Palestra-performance sobre arte contemporânea: Desentendimento sofisticado em palcos pós-estruturados, com a professora Naira Ciotti (Departamento de Artes/UFRN)
Hora: 16h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)
Bode Arte - Mostra de performance Arte
Local: Tecesol (rua Governador Valadares, 4853, conjunto Pirangi. Próx. À lagoa de captação de Pirangi)
Hora: 18h
Dia 17/12 (sexta-feira)
Espetáculo RecCiclus, com Berto Martys
Hora: 17h30
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)
Exposição de Artes Plásticas
Hora: 19h
Local: Bardallo's (rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta)
Corujão de Cinema Potiguar
Exibição dos filmes Sangue do Barro, Viva o cinema brasileiro, O quarto mundo, e outros.
Hora: 00h
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira)
Dia 18/12 (sábado)
Espetáculo intinerante
The Baixo de Natal
Hora: 17h
Concentração na Rua João Pessoa (próximo à C&A)
Festival Baixo de Música
Shows com as bandas Evol, Curta Metragem, Calistoga, Dessituados e Holandês Voador
Hora: 22h
Local: Centro Cultural Dosol (Rua Chile, Ribeira)
Dia 19/12 (domingo)
Espetáculo Cleansed, do Projeto ES3
Hora: 16h
Local: Departamento de Artes da UFRN (ao lado da Comperve)
Não recomendado para cardíacos, asmáticos e menores de 18 anos.
Espetáculo Achado não é roubado, da Tropa Trupe Cia. de Arte
Hora: 17h
Local: Circo Tropa Trupe (ao lado do campo de futebol da UFRN)
Espetáculo Serálice? ou Sobre Corvos e Escrivaninhas ou 'ALICE' ou Se eu não fosse real (não conseguiria chorar) ou Ninguém te mostrará o caminho, de Carol Piñeiro
Hora: 18h
Local: Tecesol (rua Governador Valadares, 4853, conjunto Pirangi. Próx. a lagoa de captação de Pirangi)
* Matéria publicada neste domingo no Diário de Natal (AQUI)
In diesem Artikel werfen wir einen Blick darauf, wie avia master das
Spielerlebnis in Online Casinos verändert hat. Wir werden die innovativen
Funktionen...
Há 4 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário