quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os 5 melhores filmes da década

Da Redação da Bravo!
(via @fabiofariasf)

O problema é que não é fácil identificar as mudanças quando se está dentro delas. No início deste século, coisas surpreendentes podem estar acontecendo sem que recebam o devido crédito. BRAVO! tenta se antecipar e indica, na versão impressa, os dez filmes filmes estrangeiros que poderão ser lembrados pela história. Confira abaixo os cinco primeiros:

Dogville, de Lars Von Trier (2003)
Grace (Nicole Kidman) é uma jovem forasteira que está fugindo de gângsteres e pede abrigo em um vilarejo. Lá, ela é amparada por Tom (Paul Bettany), que resolve convencer o restante dos moradores a fazer o mesmo. A partir de então, Grace começa a cumprir tarefas - que se tornam cada vez mais abusivas - para justificar os riscos a que os moradores estão sendo submetidos ao escondê-la.

Cidade dos Sonhos, de David Lynch (2001)
Após sofrer um acidente de carro, uma mulher sem memória (Laura Harring) se esconde no apartamento onde Betty (Naomi Watts) está hospedada enquanto tenta uma vaga em Hollywood. Situações e personagens, aparentemente desconexos, estabelecem relações que confundem a noção de real e imaginário se confundem.

O Pântano, de Lucrecia Martel (2001)
Durante o verão, duas famílias decidem passar as férias numa cidade próxima a um pântano. Os adultos passam o tempo bebendo, dirigem carros e trocam carícias pelos cantos, enquanto as crianças e adolescentes nadam na lamacenta piscina natural. As relações ambíguas e a convivência forçada fazem surgir tensões que se transformam em conflitos.

Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci (2003)
O jovem americano Matthew (Michael Pitt) vai estudar em Paris, em 1968. Em meio aos protestos que tiraram Henri Laglois da frente da Cinemateca Francesa, ele conhece os irmãos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). A relação entre os três se estreita no momento em que Matthew se muda para o apartamento deles. A partir de então, se inicia um triângulo amoroso que testa os limites de cada um com jogos perigosos que envolvem experimentação sexual.

Elefante, de Gus Van Sant (2003)
Com base no massacre de 1999, no qual dois adolescentes mataram 14 alunos e um professor na Columbine High School, nos Estados Unidos, o filme tenta mostrar a realidade cotidiana de uma escola secundária antes de uma chacina. Com um elenco formado por estudantes de uma escola americana e diálogos cheios de improvisação, o longa retrata as dificuldades da adolescência como período de grandes tensões e opressões.

AQUI

Do blogueiro: No site da Bravo tem o trailler de todos esses filmes. Aliás, assisti três desses cinco e concordaria apenas com Dogville, apesar de Efefante e Cidade dos Sonhos serem bons filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário