quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Três gerações em um só CD


Três gerações de músicos. Três trajetórias das mais importantes da história da música potiguar. Três compositores com carreira no Rio de Janeiro e sem popularidade no Rio Grande sem Sorte. Dois já morreram. Zé de Elias comandou a música em Currais Novos até levar seu acordeon a Natal, Fortaleza e gravar vários LPs no Rio de Janeiro. Mane de Elias, seu irmão, morreu esse ano aos 96 anos. Alguém aí soube? Mané teve música gravada por Dominguinhos e até participou da novela Gabriela, de Dias Gomes. O terceiro completou 80 anos neste 2010, sem nenhuma homenagem. É Chico Elion, com música gravada até em Paris.

Todos eles estão reunidos no CD Gerações, produzido, dirigido e interpretado por Kiko Chagas, filho de Chico Elion, neto de Mané de Elias, e sobrinho-neto de Zé de Elias. São 16 faixas de preciosidades. Algumas inéditas, gravadas em fita K7 e com novos arranjos produzidos por Kiko Chagas – músico da banda de Tim Maia, Jimmy Cliff, Elza Soares e outros. O show de lançamento será no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, às 20h desta sexta-feira. No repertório, chorinho, baião, xote e até valsa. “É um disco conceitual, de resgate da música desses três patrimônios da nossa música para registro às futuras gerações”, conta Kiko.

Kiko Chagas lamenta a falta de apoio para um CD individual para cada. “Contei com a força do BNB para esse trabalho, todo instrumental. É o melhor e mais verdadeiro disco que gravei em minha vida. É a mostra de uma música secular”, comenta Kiko, também filho de Déa Ferreira, uma das integrantes do trio As Irmãs Ferreira, de grande sucesso na década de 50 e 60. Sua tia Francinete, do trio, foi musa inspiradora da celebra canção de Tom Jobim, Samba de uma nota só. A banda que acompanha Kiko no show e no CD é formada por Carlos Zens na flauta, Jota Pê no clarinete, Zé Hilton no acordeon, Wagner Tse na percussão, Botelho no violão de sete cordas, Ricardo Bezerra no violão.

Show: Gerações
Quem: Kiko Chagas e banda
Onde: Teatro de Cultura Popular (anexo à Fundação José Augusto, Tirol)
Data e hora: sexta-feira, às 20h
Contato: 9138-1824
kikochagasnobre@yahoo.com.br

- Foto com Zé e Mané de Elias (arquivo de família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário