Ninguém compareceu à DRT ontem para pressionar o patronato a ceder em prol da categoria dos combalidos jornalistas. O Sindjorn alugou carro de som, pagou caro, e ninguém participou.
Fomos quatro diretores à mesa de negociação. Contamos ainda com a representação de outros dois sindicatos. E pouco avançamos. Os patrões mantiveram os 3.5% de aumento. Ignoraram o auxílio alimentação de R$ 220. Excluíram o anuênio que já conquistamos. E ainda sugeriram livre negociação no quesito acúmulo de função, o que permite, por exemplo, a imposição do uso da máquina fotográfica e filmagens aos repórteres.
Isso foram algumas cláusulas. Basta citar que eles suprimiram boa parte da nossa pauta. Pularam, por exemplo, da 15ª cláusula para a 36ª. Em outras, modificaram ao seu modo: a hora extra para trabalho noturno foi estendida de 21h para 23h, e o prazo para compensação de horas extras foi aumentado de dois para seis meses.
Quais os ganhos à categoria? Aceitaram o delegado de redação, sob algumas condições pertinentes. E a multa ridícula de R$ 20 presente na contraproposta deles, voltou ao patamar do último acordo coletivo, salvo engano, de três salários mínimos (nós pedimos dez). Também ficou acordado o pagamento do retroativo em três parcelas, com a primeira paga em janeiro.
O momento é delicado e pedimos paciência e mobilização. Eles adiaram até onde puderam a negociação para enfraquecer o movimento. E conseguiram. Vamos agora retomar o mesmo entusiasmo para pressionar os patrões por melhores ganhos.
Antes todos tivessem a mesma garra de uma colega nossa que, ao saírmos da DRT, nos deparamos com ela em cima do carro, trancando a Duque de Caxias e gritando por dignidade ao microfone. Sozinha! É disso que precisamos.
Agenda
Sexta-feira (3): Dois diretores se reúnem com o advogado André, que tem acompanhado as negociações e assembleias para acertar detalhes do Acordo.
Segunda-feira (6): Reunião da Diretoria do Sindjorn.
Terça-feira (7): Assembleia da categoria, às 19h30. Vamos deliberar estratégias de ação - importante a presença de todos na sede do Sindjorn!
Quinta-feira (9): 7ª rodada de negociação às 10h na DRT. Piquete na Duque de Caxias. Também contamos com a presença dos jornalistas e estudantes.
OBS: A diretoria do Burro Elétrico liberou o uso da faixa dos Jornalistas do RN em Luto no Corredor da Avenida no Carnatal. Estamos à procura de voluntários que possam carregar a faixa por algum percurso na avenida.
[image: O que é ponto parênteses?]
O ponto parênteses, também conhecido como ponto e vírgula, é um sinal de
pontuação que indica uma pausa maior que a ví...
Há 3 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário