terça-feira, 9 de março de 2010

4 projetos potiguares patrocinados pela Oi

Dei uma olhada agora no site da Oi Futuro (www.oifuturo.org.br/patrocinios2010) para conferir se o projeto Poticanto - Um Canto 100% Potiguar, havia sido aprovado pela companhia entre os projetos culturais incentivados pelo Programa Oi de Patrocínios.

Infelizmente, o competente e dedicado produtor Nelson Rebouças terá que procurar outra via de patrocínio para o Poticanto - aquele projeto musical em que um potiguar interpreta as canções de outro potiguar, já com 40 edições inéditas e acervo musical raro.

Dos 250 projetos aprovados, apenas 4 são potiguares: dois na área de teatro, outro de cinema e mais um de música. O Festival DoSol merece o patrocínio. A 1º Bienal Nacional Potiguar de Teatro me parece uma ideia interessante. A Caravana Ricardo III de Teatro, sinceramente eu desconheço.

Questiono mesmo é o patrocínio à 20ª edição do FestNatal. O Poticanto seria bem mais proveitoso. E barato: apenas R$ 126 mil para duas ou três edições ao mês durante todo o ano! Afora o palco e catalogação da desprestigiada música potiguar.

No FestNatal assistimos filmes de qualidade questionável e outros excelentes que podem ser alugados ou comprados. Não dura duas semanas. Artistas nacionais vêm curtir Natal em hotéis luxuosos absolutamente para nada. Não há sequer uma mesa de debates acerca dos filmes exibidos, do cinema, nada.

Entrevistei Mauro Mendonça ano passado e ele não soube citar um único diretor de cinema nacional. Lembrei a ele Walter Salles. Ele respondeu com um "ah, é mesmo, grande diretor". E depois não lembrou de nenhum filme do diretor dos célebres Central do Brasil e Diários de Motocicleta.

Mauro estava hospedado no Serhs. Desceu do quarto com jeito bonachão pedindo café da manhã após o encerramento. Depois iria passear pela cidade, assistir à exibição do filme e jantar em algum restaurante chique de Natal. Tudo pago com dinheiro público. E só pra lembrar: o orçamento do FestNatal ultrapassa R$ 200 mil.

O erro do FestNatal não é a intenção de seus organizadores. Respeito Valério Andrade, o esforço do vereador Júlio Protásio em captar o orçamento, e demais coordenadores. O erro está no formato, pouquíssimo proveitoso e caro.

Aprendam com o Goiamum Audiovisual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário