Mais um comentário a respeito de Esmeralda. O prólogo é aquém do último livro, Remanso de Piracema. E não poderia ser diferente. Considero aquele prólogo dos grandes feitos da literatura potiguar.
Ainda assim, transcrevo abaixo o primeiro parágrafo e o último - uma citação de Netarino:
"O Santuário do Lima.
Aqui pontifica uma crença do povo. O resto é religiosidade e fé. E a fé do povo segura sua pobreza, sua angústia e seus atropelos. Umapena que os espertos saibam disso e dessa crença tirem proveito. Nossa Senhora não é só das causas impossíveis. É das causas possíveis também. Na fé da sua força, curam-se aleijões e cegueiras. Nos joelhos dos confessionários pensam-se as mazelas da alma. Muito antes do sofá da psicanálise. Quem crê faz fila de espera. Quem não acredita observa e aprende".
"Tudo acaba ou se transforma, porque nada suporta o angustiante peso da eternidade. Nem a solidão de Deus".
[image: O que é um termo na gramática?]
Um termo na gramática é um elemento da estrutura da frase que desempenha
uma função específica. Possui uma relaçã...
Há 16 horas
Tem gente me ligando pra perguntar se Netarino realmente existiu. Ora, nem Zé Garcia sabia. Abraço.
ResponderExcluirkkkkk rapaz, e eu cheguei a escrever "um tal de Netarino", já pq nunca tinha ouvido falar. Depois corrigi (rs).
ResponderExcluirPS: François, como já era esperado, a TN publicou matéria na frente da gente. Então, pra fazer diferente, vou ler o livro e elaborar uma matéria mais diferente, um pouco mais opinativa e embasada no conteúdo, blz?
PS2: Tu sabes o paradeiro de Jairo Lima?
Abração!
Soube que Jairo foi acometido de dengue hemorrágica e passou muito mal. Informação de sua filha para Chico Guedes. Também tô querendo notícias dele.
ResponderExcluir