domingo, 28 de março de 2010

Do encontro literário

1º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Esse é o nome definitivo do novo encontro literário patrocinado pela prefeitura de Natal. O formato será de menor proporção e de cunho mais acadêmico, se comparado ao então Encontro Natalense de Escritores (ENE). Os shows musicais foram suspensos neste novo evento. No máximo, uma apresentação mais intimista, para encerrar a programação.

Ainda segundo o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, a ideia é restringir os debates a um público mais intelectualizado, mesmo que jovem. A parceria com a UFRN deve atrair alunos dos cursos de Letras e Artes.

Na última quinta-feira esteve reunida na Funcarte uma espécie de curadoria do evento - colaboradores que opinaram na elaboração do novo formato. Entre eles, os jornalistas Vicente Serejo e Alex Medeiros. Um comitê oficial ainda será formado. E deve ser pautado pela diversidade: produtores culturais, jornalistas mais experientes e mais jovens, artistas... Uma das confirmações é a produtora Cida Campello.

A União das Cidades e Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) é parceira da Prefeitura na confecção do encontro e enviou a ideia do novo formato. Rodrigues Neto disse que as definições discutidas sexta serão encaminhadas à prefeita Micarla de Sousa amanhã (segunda-feira).

O presidente da Funcarte disse ainda que no fim do ano, dentro da programação do Natal em Natal, será promovido novo encontro literário, mais popular, aos moldes do ENE e com outro nome. Ainda assim, de menor proporção e em formato mais parecido a uma bienal.

Críticas? Nenhuma, por enquanto. Bastam as precipitações da meteorologia.

* Publicado na versão impressa do Diário do Tempo, no Diário de Natal deste domingo

Um comentário:

  1. "A idéia é restringir os debates a um público mais especializado". Eu achava que a idéia devia ser difundir cultura. Não vai dar ninguém. Acredite!

    ResponderExcluir