sábado, 13 de março de 2010

Dia da Poesia na Siciliano

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, neste domingo (14/03), a Livraria Siciliano preparou uma programação especial, que acontecerá na loja do Mossoró West Shopping, a partir das 19h, em parceria com a associação dos Poetas e Prosadores de Mossoró (POEMA), presidido pelo poeta Caio César Muniz.

Mossoró é celeiro de grandes nomes da literatura potiguar, como Luiz Campos, um dos mais importantes representantes da poesia popular nordestina, que será reverenciado nesta noite.

Através de Campos, a livraria prestará homenagem a todos os “fazedores de versos e rimas” do Estado. Um bate papo conduzido por Kydelmir Dantas irá debater toda a obra do poeta, que estará presente no evento.

Para abrilhantar ainda mais a noite, o Grupo Arruaça de Teatro apresentará o espetáculo “Nos Campos de Luiz”, uma homenagem a Campos. O poeta passeia com maestria por vários ramos da cultura popular: repentista ágil e espirituoso; glosa qualquer tema, com ou sem viola; escreve canções ricas em poesia e melodia; cordelista de mão cheia com dezenas de folhetos publicados.

Humorista de imaginação solta, é na poesia matuta que Luiz Campos se destaca ainda mais, com obras como “Me Enganei com Minha Noiva” e “Carta a Papai Noé”. Os poemas de Campos são ricos em irreverência e, ao mesmo tempo, não deixam de lado uma forte dose de dramaticidade.

Ebulição de versos – O Grupo POEMA é um dos grandes responsáveis pela efervescência poética de Mossoró, desde 1997, quando foi fundado. O presidente da entidade, o poeta Caio Cesár Muniz, afirma que o objetivo inicial era apenas apresentar ao público os versos dos fundadores, Marcos Ferreira, Ganildo Costa, Rogério Dias e Cid Augusto.

O projeto foi ganhando força e hoje conta com cerca de 100 associados. O POEMA é responsável pela revelação de grandes nomes da poesia mossoroense, como o cordelista Antonio Francisco, patrono da Siciliano do Mossoró West Shopping.


“Tem cheiro de mato verde

Tem a luz dos pirilampos

Trovão do mês de janeiro

Cerca sem farpa e sem grampos

Os raios do sol nascente

Tudo isso está presente

Nos versos de LUIZ CAMPOS”.

(Arievaldo Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário