terça-feira, 2 de março de 2010

Reportagens sobre prática suicida

Tácito Costa enviou-me esta dica publicado no manual da Folha de São Paulo, que achei muito interessante. Até porque fiz matéria de cinco páginas sobre o tema, faz algum tempo. Segue:

Existe alguma orientação específica para cobertura de suicídios? No Manual de Redação da Folha, apenas uma: "Não omita o suicídio quando ele for a causa da morte de alguém."

Mas, além desta, jornalística, outras preocupações devem permear o trabalho de um repórter que faz matéria sobre suicídios (seja com qual enfoque for), se levarmos em conta o seguinte alerta do Centro de Recursos de Prevenção ao Suicídio:

"Pesquisas indicam que a maneira como os suicídios são reportados pela mídia contribui para o aumento dos suicídios e das tentativas de suicídio."

O mesmo centro fez um guia de duas páginas, em inglês, com dicas para repórteres e editores fazerem matérias mais "seguras" sobre suicídios. Alguns pontos:

- Evite detalhes demais na descrição do suicídio, como método e local - isso aumenta o risco de pessoas vulneráveis quererem imitar aquele ato "bem-sucedido".

- Evite romantizar os suicídios. Não fale das homenagens prestadas por parentes ao mortos, nem coloque falas em primeira pessoa de gente que tenha tentado - pessoas vulneráveis ao suicídio podem ver toda esa atenção positiva voltada para suicidas e desejar o mesmo.

- Cuidado ao falar de suicídios de celebridades - são os que mais geram imitações...

- Não simplifique demais as causas de um suicídio, nem os apresente como inexplicáveis ou inevitáveis, inclusive em casos de pactos suicidas - 90% das vítimas de suicídio possuem doenças psicológicas diagnosticáveis e os pactos costumam ser travados entre uma pessoa coerciva e uma muito dependente.

- Evite exageros ao se referir a suicídios, dizer que está ocorrendo uma epidemia de suicídios, por exemplo - mesmo em sociedades com altos índices, eles são raros. Os exageros podem fazer com que pessoas vulneráveis os enxergue como resposta normal aos problemas.

- Evite os seguintes termos: cometeu suicídio, tentativa falhou, tentativa bem-sucedida - cometeu é um verbo de carga associada a crime (cometeu homicídio) e o suicídio é um problema mais comportamental que criminal. (Eles sugerem "died by suicide" em inglês; em português, pode-se dizer simplesmente "suicidou-se" ou "praticou suicídio".) Falhou e bem-sucedida implicam em resultados favoráveis ou não. (Se for o caso para a pauta) fale com especialistas ou com grupos de prevenção, para que exponham suas informações.

- Evite colocar o termo "suicídio" em títulos e dar muito destaque para matérias sobre isso.

- Evite mostrar fotos da vítima de suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário