sábado, 27 de março de 2010

No picadeiro, a cultura popular


Projeto cultural inicia hoje uma série de programações culturais gratuitas para toda a família

Alguém lembra das saudosas tardes de lazer e cultura do Domingo na Praça? Elas estão de volta a partir de hoje e pelos próximos oito meses. Com alguns diferenciais. Agora o evento será realizado no sábado e de forma itinerante. Na estreia, o velho palco do Anfiteatro do Campus da UFRN. O mesmo chão libertário dos 10 anos do Domingo na Praça, agora recebe o Projeto Picadeiro – iniciativa da Cabo Telecom com parceria da Mapa Realizações e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo.

Serão oito edições, sempre no último sábado de cada mês, das 16h às 19h30. Será realizado em praças e espaços públicos. A data de estreia do Projeto Picadeiro é proposital. Hoje é comemorado o Dia do Circo. E nada melhor que levar a arte circense – itinerante – ao público de todas as idades e regiões de Natal. O projeto chegará a outros bairros como Ponta Negra, Cidade Satélite, Petrópolis/Tirol, Neópolis, Nova Parnamirim. A próxima edição seguirá para Zona Norte. O roteiro dos próximos eventos ainda será definido.

O Projeto Picadeiro será montado em uma estrutura de tendas e palco. A estimativa dos organizadores é de reunir mil pessoas por edição. “Este projeto irá preencher de maneira sistemática e planejada uma carência implícita na população: valorizar o que é seu, o que traz a sua real identidade com o objetivo de transformar alguns olhares e valorizar a identidade cultural dos potiguares. Um bom motivo para sair de casa, fazer uma atividade, acompanhar um filho, conhecer o que temos de melhor ou um pouco de nós mesmos”, opina a produtora artística do projeto, Tatiane Fernandes.

“Quando fomos apresentados a este projeto tivemos uma grande surpresa, pois já existia um sonho, há muitos anos, de promover atividades a partir de uma arena cultural itinerante na cidade. É um desejo nosso incentivar a integração de toda a família em um mesmo ambiente com diversas atividades saudáveis e o Picadeiro oferece tudo isso. Em 2010, Natal ganha mais uma atração cultural que vai marcar a história dos bairros na cidade”, comemora o diretor geral da Cabo Telecom, Aldo Silva.

Programação para todas as idades
O mundo do circo está no consciente coletivo de cada um de nós como um espaço mágico, que remete à emoção e o encantamento. É para viver este ambiente que o Picadeiro pensou cuidadosamente numa programação que contemple atrações e diversão para toda a família, de forma simultânea. Das 16h às 17h estão programadas oficinas lúdicas com malabares, perna-de-pau, bonecos, mágica e origami voltadas ao público infanto-juvenil com faixa etária de 5 a 14 anos. Estas atividades também absorvendo a participação de pessoas com mais idade.

No mesmo horário, numa tenda de mais de seis metros quadrados, serão realizadas atividades artísticas com foco na qualidade de vida para um público acima de 30 anos. Alongamento, pintura, escultura com arte reciclada e muitas outras estão programadas. O Projeto irá disponibilizar informações sobre estas atividades para aqueles que tiverem interesse em aprofundar ou tornar mais cotidiana a prática das atividades culturais praticadas no espaço.

Das 17h às 17h30 haverá espaço às vertentes poéticas, da poesia concreta ao cordel. Nestes trinta minutos antes dos shows o projeto apresenta ainda atividades como Teatro de Bonecos, esquetes teatrais e dança.

A cada edição, haverá uma apresentação de espetáculos musicais não inéditos. De acordo com a produtora Tatiane Fernandes um dos shows programado será realizado pelos idealizadores do projeto Tem Gato Na Tuba. “Eles apresentam uma releitura de clássicos da música infantil brasileira. Este show atende ao público infantil com canções dos desenhos contemporâneos a exemplo de Ben 10, mas especialmente às pessoas que viveram a época do Balão Mágico”, complementa. O show está confirmado para as 17h30.

E para fechar a programação, o encerramento trará o flautista, compositor e cantor Carlinhos Zens. O show Fuxico Sonoro faz uma leitura de altíssima qualidade da linguagem popular. O músico é reconhecido como um dos melhores do Estado. A apresentação começa às 18h20.

Projeto Picadeiro (estreia)
Onde: Anfiteatro do Campus da UFRN
Data e horário: hoje, das 16h às 19h30
O que: oficinas lúdicas, atividades artísticas, teatro, poesia, dança e shows musicais
Contato: 9644-2674 / 3211.2846
Acesso gratuito

Um comentário:

  1. Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

    Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir