quarta-feira, 3 de março de 2010

Solidões do Seridó

Lançamento do novo livro escrito por Perry Lamartine acontece às 19h de hoje, na Livraria Siciliano do Midway

A Rodagem retrata um Seridó ilhado pela falta de rodovias de acesso à região e a chegada das estradas que levavam o progresso. Pery Lamartine recorreu à intensa pesquisa e também às lembranças infantis, de quando a família residia em fazenda próxima à Caicó, quando usava a “Sopa” – apelido dado ao ônibus coletivo que fazia o trecho da Capital do Seridó.

Nos anos de 1930, a rodovia Natal-Caicó era conhecida pelo povo seridoense como “A Rodagem” ou “A Central”. Uma via estreita, mal tratada, chão natural, piçarrento, sem acostamento, e recheada de ondulação, curvas e rampas fortes que dificultavam o tráfego de veículos motorizados. O traçado original, apesar de modificações, era quase igual ao de hoje.

A publicação está repleta de informações sobre costumes, tipos humanos e circunstâncias políticas de uma época que remonta ao fim do século 19, e se fixa nas primeiras décadas do século 20. Nela o autor, revela diversas manifestações de descontentamento da população seridoense com a precariedade das estradas da região que tornava uma simples viagem à Capital, uma odisséia prolongada por uma semana.

Pery Lamartine é seridoense. Nasceu em 1926, no município de Caicó/RN. Também tem raízes em Acari e Serra Negra do Norte. Viveu alguns períodos nos três lugares, mas considera-se serranegrense onde permaneceu por mais tempo. Fez os preparativos no Atheneu Norte Riograndense. Em lugar de seguir o curso superior preferiu o Curso Técnico de Aviação no Aeroclube do Rio Grande do Norte, tornando-se aviador. É o primeiro Agente de Viagem em Natal, onde se aposentou. Atualmente é membro da academia Norte Riograndense de Letras, na cadeira 33.

Obras publicadas
“Assentamentos da Família Lamartine”, “O Aeroplano”, “Timbaúba - Uma Fazenda no Século XIX”, “Velhas Oiticicas”, “Epopéia nos Ares”, “Escape – Estórias de Aviador”, “Serra Negra Anos 30”, “Joinville – Uma Visão do Passado”, “Personagens Serranegrenses”, “Aeroplano, Vaqueiros, Velhas Oiticicas”, “Serra Negra e a Intentona Comunista de 1935”, “Coronéis do Seridó”, “Brochura de Nossa Senhora do Ó”, “Revista Serra Negra em Festa – anos 2005/6/7” e “Saint-Exúpery na América do Sul”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário