terça-feira, 16 de março de 2010

Teatro contra a opressão


No Dia Mundial do Teatro do Oprimido, o cidadão vira ator em programação gratuita no IFRN

Os politicamente corretos de hoje talvez achassem pejorativo o termo “oprimido” para definir a revolucionária corrente teatral idealizada pelo dramaturgo carioca Augusto Boal. Boal pretendeu dar voz ao cidadão vítima da opressão militar, naqueles anos ditatoriais. O Teatro do Oprimido quis e quer transformar o espectador em ator protagonista da cena. A idéia central é que ele, o espectador, ensaie a sua própria revolução sem delegar papéis aos personagens e crie autonomia diante dos fatos cotidianos.

“Cidadão não é aquele que vive em sociedade – é aquele que a transforma”. O pensamento de Augusto Boal norteará a programação montada para celebrar hoje o Dia Mundial do Teatro do Oprimido. As comemorações, em Natal, acontecem no IFRN (Campus Avançado da Cidade Alta), das 10h às 21h. Diversas atividades integram o evento, que é aberto ao público interno, alunos e servidores, e externo: artistas, admiradores do teatro e comunidade interessada.

Haverá apresentação de espetáculo de Teatro-Fórum, cujas cenas são baseadas na vida real e discutem temas diversos, como violência doméstica, machismo, preconceito social, discriminação racial e opressão familiar. Ao final da apresentação o público é convidado a intervir na cena, trocando de lugar com o protagonista, assumindo seu personagem para tentar encontrar solução aos problemas encenados.

“A temática eleitoral também é abordada. Em uma das cenas, a filha nega voto ao patrão do pai e é expulsa de casa por causa dessa prática coronelista persistente em pleno século 21”, lamenta o chamado “curinga” do evento, Cláudio Rocha. Curinga é o técnico responsável pela formação de multiplicadores da metodologia do Teatro do Oprimido no Brasil. A capacitação é ideia do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), fundado pelo próprio Boal, em 1986.

A escolha de Natal
Cláudio explica que Natal é a única capital do Nordeste ainda sem multiplicadores habilitados e darem continuidade à metodologia do Teatro do Oprimido. Por isso, é também a única capital nordestina a abrigar um curinga do CTO na cidade para promover o evento junto com o Rio de Janeiro, sede do Centro. São nove curingas espalhados pelo Brasil. “Em outras capitais nordestinas haverá eventos realizados a partir de multiplicadores já formados pelo CTO”, explica.

Em Natal, o grupo Gabotun foi contatado por Cláudio. A trupe tem no currículo, iniciado em 2003, vasto trabalho dedicado ao Teatro do Oprimido. O Gabotun – grupo teatral vinculado à UFRN – será treinado pelo curinga Cláudio a se transformar em multiplicadores da metodologia de Boal no Rio Grande do Norte. Afastados do palco há alguns meses, eles já ensaiam duas peças para a retomada das atividades.

O Dia Mundial do Teatro do Oprimido é comemorado hoje, quando Augusto Boal completaria 79 anos. Acontece em Natal alinhado ao evento do Rio de Janeiro e em mais 70 países dos cinco continentes – com destaque para França e Alemanha –, onde público e amantes do teatro celebram a arte e a conscientização social juntas, em dia de ações dedicadas a uma das metodologias teatrais mais aplicadas no mundo inteiro, e à memória do seu criador.

Dentro da programação em Natal, o público conhecerá a estética do oprimido numa exposição colorida, divertida e reflexiva, que mostra trabalhos artísticos produzidos por grupos comunitários em Natal e outras cidades do Nordeste. O visitante também pode participar de oficinas de teatro e descobrir a mais recente pesquisa sobre a estética do oprimido.

O evento é uma realização do CTO, com patrocínio do Ministério da Cultura e apoio do Sesc-RN, IFRN, Deart/UFRN, NAC/UFRN, Grupo Gabotun e do deputado estadual Fernando Mineiro.

Programação em Natal
- Manhã
10h - Oficina
- Tarde
15h - Abertura com palavra do Curinga do CTO, seguido da abertura da Exposição
16h - Palestra
17h30 - Lançamento do livro A Estética do Oprimido, de Augusto Boal
18h - Vídeos comentados pelo Curinga
- Noite
19h - Apresentação Teatro-Fórum
20h - Show musical

Dia Mundial do Teatro do Oprimido
O que: Exposição da Estética do Oprimido, Oficinas e Palestras
Data e hora: Hoje, das 10h às 21h
Onde: Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN (Av. Rio Branco 743, centro de Natal)
Entrada franca

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário