quinta-feira, 18 de março de 2010

Os cinco Cs da cinematografia

Aos interessados...

A cinematografia vive um momento de rápidas transformações e um dos períodos mais interessantes da sua história. O surgimento de novas tecnologias, as atualizações constantes das câmeras analógicas, o aparecimento de inúmeras câmeras digitais, os novos sensores e o aperfeiçoamento das lentes fazem surgir a "cameramania". Mas todos esses recursos não bastam para transformar um roteiro numa obra cinematográfica. No livro Os cinco Cs da cinematografia - Técnicas de filmagem (288 p., R$ 89,90), lançamento da Summus Editorial, o diretor de fotografia americano Joseph Mascelli, morto em 1981, apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografia.

Com revisão técnica do cineasta Francisco Ramalho Jr. e prefácio de Lúcio Kodato, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, a obra é ilustrada com mais de 500 imagens e foi lançada originalmente em 1965. O texto de Mascelli transformou-se na bíblia daqueles que fazem cinema e continua atualíssimo até os dias de hoje. Indicado para diretores, editores, produtores, alunos e professores de cinema, mostra os vários aspectos envolvidos na filmagem de uma história, sempre com foco nos cinco Cs - câmera: ângulos, continuidade, corte, closes e composição. "Fazer um filme é muito mais do que colocar um rolo numa câmera e expor a imagem corretamente", afirma o autor. O objetivo, diz ele, é revelar as muitas formas pelas quais uma narrativa pode ser filmada, com a garantia de que as imagens sejam editadas para compor uma história interessante, coerente e que flua com suavidade.

Um dos maiores clássicos do gênero nos Estados Unidos, a obra fundamenta a linguagem cinematográfica com sua gramática básica, mas ao mesmo tempo avançada, e seus princípios e regras, permitindo o domínio do ofício sem o qual um filme não pode existir. Dividido em cinco capítulos, o livro reúne informações sobre os melhores procedimentos para a produção de um filme. Entre os temas abordados estão: tipos de ângulo, tempo e espaço cinematográfico, técnicas de filmagem, continuidade direcional, regras de composição, ponto de vista, altura e ângulo de câmera, cenas máster, tipos de edição e direção da imagem. "O livro estabelece com clareza os cinco conceitos básicos do cinema, mostrando como fazer cinematografia", afirma o cineasta Francisco Ramalho Jr., que coordena a coleção Biblioteca Fundamental de Cinema, da Summus Editorial.

No primeiro capítulo, o autor fala sobre a câmera e os diversos planos necessários em uma filmagem. Revela que os ângulos de câmera certos podem ser o fator decisivo para conseguir a aprovação ou a indiferença do público. Em seguida aborda a importância da boa continuidade e recomenda alguns passos, como proporcionar ao editor material suficiente de sobreposição, para facilitar o corte durante a ação, e filmar transições visuais e sonoras para unir tempo e espaço. No capítulo sobre corte, ele compara a edição de um filme à lapidação de um diamante e diz que um fotógrafo qualificado não tenta "cortar o filme na câmera".

O close é um recurso exclusivo do cinema, permitindo retratar em grande escala uma parte da ação. É, segundo o autor, um dos recursos narrativos mais poderosos disponíveis ao diretor. No quarto capítulo, ele aborda os vários tipos de close e diz que eles ajudam a tornar a narrativa convincente. No último capítulo, o autor fala sobre a importância da composição na filmagem. Aborda temas como linguagem, enquadramento, tamanho da imagem e perspectiva, destacando que uma boa composição é a disposição de elementos visuais para formar um todo unificado e harmonioso.

Para Ramalho, o grande diferencial do livro é possibilitar ao profissional o domínio da técnica de fazer cinema e ainda recriar a linguagem cinematográfica.

O autor

Durante a Segunda Guerra Mundial, Joseph Mascelli serviu no Exército dos Estados Unidos filmando treinamentos, cinejornais e projetos especiais. Nesse período, ganhou experiência fazendo tomadas aéreas. Sua experiência nas forças armadas levou a Força Aérea Americana a contratá-lo como fotógrafo e diretor. Em Hollywood, fez filmes de ficção, documentários e comerciais.

Os cinco Cs da cinematografia - Técnicas de filmagem
Autor: Joseph V. Mascelli
Tradutora: Janaína Marcoantônio
Revisor técnico: Francisco Ramalho Jr.
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 89,90
Páginas: 288
ISBN: 978-85-323-0649-4
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário