terça-feira, 23 de março de 2010

E o Prólogo da Esmeralda

Mais um comentário a respeito de Esmeralda. O prólogo é aquém do último livro, Remanso de Piracema. E não poderia ser diferente. Considero aquele prólogo dos grandes feitos da literatura potiguar.

Ainda assim, transcrevo abaixo o primeiro parágrafo e o último - uma citação de Netarino:

"O Santuário do Lima.

Aqui pontifica uma crença do povo. O resto é religiosidade e fé. E a fé do povo segura sua pobreza, sua angústia e seus atropelos. Umapena que os espertos saibam disso e dessa crença tirem proveito. Nossa Senhora não é só das causas impossíveis. É das causas possíveis também. Na fé da sua força, curam-se aleijões e cegueiras. Nos joelhos dos confessionários pensam-se as mazelas da alma. Muito antes do sofá da psicanálise. Quem crê faz fila de espera. Quem não acredita observa e aprende".

"Tudo acaba ou se transforma, porque nada suporta o angustiante peso da eternidade. Nem a solidão de Deus".

3 comentários:

  1. Tem gente me ligando pra perguntar se Netarino realmente existiu. Ora, nem Zé Garcia sabia. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk rapaz, e eu cheguei a escrever "um tal de Netarino", já pq nunca tinha ouvido falar. Depois corrigi (rs).

    PS: François, como já era esperado, a TN publicou matéria na frente da gente. Então, pra fazer diferente, vou ler o livro e elaborar uma matéria mais diferente, um pouco mais opinativa e embasada no conteúdo, blz?

    PS2: Tu sabes o paradeiro de Jairo Lima?

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Soube que Jairo foi acometido de dengue hemorrágica e passou muito mal. Informação de sua filha para Chico Guedes. Também tô querendo notícias dele.

    ResponderExcluir