quarta-feira, 30 de junho de 2010

Da excelência da UFRN

Por Marcos Silva
em comentário neste blog

O fato de a UFRN não figurar na lista indicada deve ser tratado como referência para superação de problemas, não como um índice depressivo de má qualidade e ponto. Lembro que, apesar das deficiências, a UFRN é a melhor universidade - entre públicas e privadas - do Rio Grande do Norte. Que sua biblioteca é a melhor de todo o estado. Que ela mantém uma estação de tv e uma emissora de rádio responsáveis por programação de qualidade. Que vários cursos de pós-graduação da UFRN são nacionalmente respeitados - Odontologia, Letras, Psicologia... Que ela consegue ser uma universidade em pleno sentido - ensino, pesquisa, prestação de serviços.

Vc não falou sobre as universidades privadas no RN. Foram citadas em algum aspecto?
Abraços

Do blogueiro: Não vi, Marcos. O texto abaixo é quase que a íntegra da página do Guia do Estudante. E, claro, acredito que nem haja comparação da UFRN com a UnP e Ufersa. Talvez em um curso ou outro possa existir até alguma superação da UnP. Mas como você bem disse, a UFRN é universidade no real sentido da palavra. Acho que de resto só há faculdade, né? Abraço!

2 comentários:

  1. Saí da UFRN há mais de dez anos, então meu comentário pode estar bastante desatualizado.
    Saí de Mossoró, matutinha, de uma escola privada, e quando cheguei foi aquele deslumbre: não mais os colegas com a mesma faixa etária e a mesma maneira de pensar. Não mais o espaço restrito do colégio com os diretores e professores no meu pé. Eu poderia ser uma perfeita anônima. E isso fez toda a diferença. Conheci uma diversidade muito grande de pessoas, com idéias e concepções diferentes das minhas. Modos de vida diferentes. Fiz amizades na biblioteca, discuti literatura nos corredores, conversei sobre ideologia e subversão nas aulas vagas (muitas...). Tive professores fantásticos, outros medianos, alguns ruins e - pior de tudo - muitos desses ruins eram arrogantes e acreditavam ser os melhores. Claro, havia aquele campus imenso e inseguro (na época praticamente inexistia vigilância). Claro, muitos dos livros da biblioteca estavam desatualizados. Mas na UFRN experimentei de fato a sensação de estar em uma universidade. Cresci lá, cresci muito. Acredito que as faculdades/universidades que só têm "excelentes" professores, que nunca têm uma aulinha vaga e na qual os alunos correm chorando para o diretor quando tiram nota baixa até podem preparar muito bem seus alunos em termos técnicos, mas retiram a convivência essencial com a diversidade e a adversidade.
    Então concordo totalmente com o comentário do outro leitor. A universidade é um patrimônio de todos, e a falta das estrelas para a UFRN deve ser um estímulo para melhorar.
    No mais, confesso: AMO A UFRN!!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Amigos e amigas:

    Sou Historiador. Indiquei a qualidade reconhecida de três áreas da UFRN porque são mais próximas do que estudo (Letras) ou pela repercussão extra-área que alcançaram (Odontologia e Psicologia). É possível que outros setores da UFRN estejam em nível similar e que eu não o saiba por falta de contato.
    Não sou inimigo de universidades privadas. Cobro qualidade delas. A PUC/SP é uma das melhores universidades brasileiras.
    Defendo a ampliação das universidades públicas por serem mais acessíveis potencialmente à maioria da população. E entendo que as universidades públicas devem melhorar cada vez mais.
    Abraços:

    ResponderExcluir