terça-feira, 29 de junho de 2010

A um passo da arte


Jovens encontram no balé uma forma de superar carências financeiras e se lançarem na arte da dança

No balé da vida, cada passo futuro depende de escolha própria – o tal livre arbítrio divino. E para os alunos da Escola de Balé Roosevelt Pimenta, a opção foi pela arte da dança como forma de diminuir dificuldades do cotidiano pobre e se descobrir na harmonia de cada gesto e coreografia. Na arte do balé, o livre arbítrio dá lugar à disciplina do corpo e da mente. É apostar na poesia na ponta dos pés ou enfrentar um dia-a-dia mais cinzento.

Para mostrar essa opção de vida manifestada pela arte, os bailarinos apresentam, a cada fim de mês, um Ensaio Aberto na Sala de Balé da Escola Roosevelt Pimenta, na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Amanhã, às 18h, acontece a quarta edição do projeto. São produções coreográficas elaboradas durante o ano, apresentadas em uma sala adaptada a receber pequenos espetáculos. Entre elas, alguns trabalhos que irão participar este ano do Passo de Arte – um dos maiores festivais de dança do país, em Indaiatuba/SP.

A iniciativa do Ensaio Aberto é da chefe do Núcleo de Dança da Funcarte, Anízia Marques. Além da apresentação e da aproximação com o público, o projeto também visa arrecadar alimento e material de higiene pessoal para os meninos. “São jovens carentes, alguns muito pobres e que ainda sofrem preconceito em casa. Esses meninos chegam aqui às 12h e só saem às 22h. E os pais cobram emprego e têm dificuldade em aceitar o exercício da dança”, conta Anízia.

O horário extenso é opção própria de cada bailarino. A paixão pela dança e a fuga de outros problemas cotidianos os prendem às paredes da Funcarte. Ali eles vivem o mundo sonhado. E além das três horas diárias obrigatórias, participam de aulas das turmas de nível inferior pelo simples prazer de aprender. “Esse Ensaio Aberto é um estímulo à dedicação desses meninos, não só para se iniciar o contato junto com o público, mas também para ajuda quando cobramos um quilo de alimento ou material de higiene pessoal como entrada”.

Técnica Masculina
Diante da natural predominância feminina no Núcleo de Dança da Funcarte, Anízia Marques decidiu criar um curso de Técnica Masculina. São aulas exclusivas para homens, voltadas ao exercício do corpo masculino, mais “puxadas”. Também por serem alunos já com idades mais avançadas, o ritmo e exigência dos bailarinos são mais rígidos. Tudo compensado com a dedicação de cada aluno.

Anízia comemora a participação de 12 dos 50 primeiros alunos a ingressarem no curso já participantes do Corpo do Baile da Funcarte – o nível mais avançado do Núcleo de Dança, hoje composto por 21 integrantes. “Isso em apenas um ano e cinco meses de curso”, comemora.

Os bailarinos são selecionados “a dedo”, numa espécie de seleção natural cujo maior critério é a possibilidade e aptidão corporal. Em outubro serão abertas novas inscrições. Em novembro são escolhidos poucos após uma avaliação minuciosa para verificar problemas de coluna, escoliose e lordose, pés achatados, potencial de elasticidade e postura. Dezembro é o mês da inscrição para o início das aulas.

“Recomendamos a idade mínima de 7 anos. É preciso compreender que há uma exigência forte do corpo. Balé não é fisioterapia, não corrige problema físico. Às vezes até causa algum devido ao esforço. Então é necessária essa seleção. Trabalhamos com o movimento antinatural do corpo. Então, o aluno tem de estar preparado para essa exigência”, explica Anízia.

Núcleo de Dança
O curso de Técnica Masculina é ministrado na Escola Roosevelt Pimenta. Além da Escola – hoje com 348 alunos – o Núcleo de Dança da Funcarte também abrange o Corpo de Baile (bailarinos e bailarinas de níveis mais avançados do Núcleo) e a Companhia de Balé da Cidade do Natal (integrantes recrutados mediante audição, hoje composto por 12 bailarinos).

Apenas os bailarinos da Técnica Masculina são isentos da taxa de manutenção da Escola. Os demais integrantes, também bolsistas, pagam R$ 15. As aulas variam conforme o nível de graduação. Os cursos preparatórios têm um ritmo de duas aulas na semana de uma hora e meia. Os alunos do 1º e 2º ano são três vezes na semana. Do 3º ano em diante, são aulas de 3 horas diárias. E o Corpo do Baile inclui ainda horas de ensaio.

4ª Edição do Ensaio Aberto
Dia: amanhã
Local: Escola de Ballet Roosevelt Pimenta – Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 -Centro) Hora: 18h
Entrada: um 1 kg de alimento ou um produto de higiene pessoal
Informações: 3232-4949

* Mátéria publicada hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário