segunda-feira, 21 de junho de 2010

Da suja politicagem jornalística

O jornalista Alex de Souza escreveu um lúcido texto publicado no Substantivo Plural para criticar políticos e jornalistas corruptos. Diria que um texto 95% perfeito. Minhas pobres observações estão lá nos comentários.

Queria abordar outro assunto, com alguma relação. É que imaginei quem são os leitores das tais matérias vendidas ou dos blogs comprados; quem alimenta a prática infame da informação deturpada segundo interesses financeiros particulares.

Pesquisas mostram o estrito percentual de internautas na grande rede. A internet ainda é campo restrito; diria que elitizado. Ou seja: quem acessa esses blogs vendidos são pessoas instruídas, interessados em política.

A entrevista de Rubinho Lemos à revista Palumbo fala algo a respeito. É mais vantajoso para um político reservar espaço em horário nobre de televisão. É a grande massa que os elege. Internet não lhe rende 5% do eleitorado.

Ora, então por que acessar essas páginas já cientes de que tudo ali é notícia comprada? A facilidade do clique, a gratuidade do acesso parece levar o internauta aos tais blogs e portais de notícias sem um mínimo crivo.

Outro dia publiquei por aqui um texto que criticava o "emburrecimento" causado pela internet. Duvido que essas mesmas pessoas comprem um livro fajuto. Mas acessam blogs e portais sem a mínima credibilidade, engordando o bolso desses "jornalistas".

Quais os blogs e sites mais acessados do Estado? Você que está lendo deve enumerar pelo menos cinco. Qual a credibilidade desses sites? Eles são comprados por quem? Que tipo de elogio político é publicado? E as críticas são bem construídas ou pelo menos existem?

Há também os sites anônimos-engraçadinhos ou os que vivem dos esculachos a quem lhe parecer ideologica e politicamente contrário. Já ouvi um roqueiro dizer que acessa um desses blogs só pra ver em quem o cara está batendo naquele dia porque os assuntos do site - até relevantes, algumas vezes - não lhe interessam.

Por aqui mesmo noto que quando teço minhas críticas - geralmente à Fundação José Gugu ou à Capitania das Artes - a "audiência" do blog aumenta. E se amenizo as reclamações, parece que fui comprado. E me chegam acusações, como se fosse parcial a tomada de posição favorável a qualquer iniciativa do poder público.

Em resumo quero dizer o seguinte: aquela galera que joga lixo pela janela do carro e culpa a prefeitura ou Caern pelas enchentes decorrentes dos bueiros entupidos, são também os leitores que engordam o bolo dos milhares de acessos dos blogs comprados e até disputados pelos políticos, tamanha a badalação e repercussão das "notícias".

Dia desses Jean Valério, assessor da prefeitura, desabafou no twitter a respeito de jornalistas inescrupulosos que desciam o pau na prefeita quando lhes eram negados cargos ou salários "por fora". Eles teriam coragem de cobrar qualquer benesse caso seu blog fosse pouco acessado?

Nem precisa de Maquiavel para explicar mais nada. A hipocrisia reina neste mundo animal. Alguns vendem a alma ao "mais frio dos monstros" - o Estado - como disse Nietzsche. E o monstro devora tais presas sem pestanejar. Mas há também as hienas e urubus, que chegam depois da matança para comer a carniça podre e sair e bucho cheio.

2 comentários:

  1. Sem falar nos caras que usam as nossas fotos em seus sites, sem no mínimo colocar o crédito do autor da foto ou do site de onde a foto se originou. Um dia desses falei da situação do grupo escolar de Touros e encontrei texto e foto, por acaso, em um site que nem conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Politicagem existe no país inteiro, mas aqui em Natal é algo sem noção. Porque aqui não existe quase nada além disso: corrupção, adulação...

    ResponderExcluir