quarta-feira, 23 de junho de 2010

Concerto que conserta

Concerto realizado hoje reúne alunos do maior projeto social relacionado à música no Rio Grande do Norte

Música nos dias de hoje é sinônimo de ritmos populares como forró, axé, pop, rock, samba, sertanejo e funk. Raramente nomes como Bach, Beethoven, Mozart e Chopin são mencionados. Quando são, geralmente são associados às campanhas publicitárias ou aos filmes. Quem não se esquece da clássica propaganda dos sabonetes Vinólia ao som de Quatro Estações, de Vivaldi? Ou da “música do gás”, originalmente chamada de Für Elise, de Beethoven?

Agora imagine o contato da música clássica entre crianças e jovens da periferia. Parece uma situação quase surreal quando suas referências são práticas sociais e culturais essencialmente descartáveis. Pois é nesse campo onde trabalha o violoncelista de renome internacional Fábio Presgrave. Meninos e meninas entre 8 e 18 anos, estudantes de escolas públicas de Macaíba são o alvo de um projeto sócio-pedagógico de cunho profissionalizante por meio da música.

O maior projeto social neste segmento no Rio Grande do Norte – parceria entre a UFRN e a Prefeitura de Macaíba – reúne, às 19h30 de hoje, 90 dos 500 alunos da Escola de Música de Macaíba (EMMA) para um concerto no Pax Clube. A entrada é franca. O repertório une música clássica e contemporânea – desde Luiz Gonzaga a John Lennon, passando por J. Strauss a Tom Jobim –, executadas pela Orquestra Municipal, a Banda Sinfônica, e o Coral da EMMA. Todos formados por alunos bolsistas do projeto.

A orquestra é regida pelo professor da UFRN Ronedilk Dantas. O evento também conta com a presença dos renomados artistas Carlos Zens e Sergio Farias, apadrinhando o Núcleo de Música Popular da escola. Os três grupos formam o centro do trabalho de música de concerto da Escola de Música de Macaíba. Um outro “braço” do projeto será implementado no assentamento agrário de Macaíba, José Coelho de Souza. Um dos alunos do projeto, bolsista do curso técnico da UFRN, ministrará as aulas para crianças e jovens do local, sob supervisão de Fábio Presgrave.

Fábio Presgrave destaca que 90% da música ensinada aos alunos é de compositores nascidos há mais de 200 anos – pura música erudita. Na rigorosa prova que exige alto conhecimento teórico e prático de música, promovida pela Escola de Música da UFRN – referência no Estado –, o índice de aprovação de alunos tem sido acima da média. No projeto, muitos alunos têm contato direto com alguns dos músicos mais renomados do mundo. “Alguns maestros se emocionam com o trabalho e com os meninos e enviam depois materiais, entre instrumentos e cordas”, destaca Fábio.

“O projeto é profissionalizante. Não é apenas uma escola de música para iniciar o aluno na área, ou mesmo, em nosso caso, tirar crianças em situação de risco. Mas mesmo quando algum aluno não se torna profissional, ele adquire disciplina e capacitação para outras atividades”. Ainda segundo o violoncelista, um dado obtido pela Secretaria de Educação de Macaíba também aponta melhor rendimento escolar entre os alunos atendidos pelo projeto.

Projeto pode ser replicado em outras cidades
O concerto de hoje marca a estréia da banda e do coral da EMMA. Mas a orquestra ainda é a principal ferramenta metodológica de ensino do projeto. Após a associação com a UFRN em 2008, através de convênio com a FUNPEC, a orquestra tem se apresentado com sucesso em eventos como o Festival Internacional de Musica de Câmara da UFRN e 20ª Semana da Música da UFRN e trabalhado com músicos como Fany Solter (Alemanha – Reitora da Hochschule de Karlsruhe), Renato Bandel (SP – coordenador do Festival de Campos do Jordão) e Maria Fernanda Krug (SP- concertino da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo).

Fábio Presgrave cita o exemplo da Venezuela para dimensionar a importância desse tipo de projeto social. “Lá é um número absurdo de jovens atendidos por projetos sociais relacionados à música. São mais de 700 mil. Eles modificaram o horário escolar para adequar todos ao projeto. Aqui atendemos 500 crianças e jovens em uma população de 50 mil habitantes. Agora imagine se o projeto fosse replicado em pelo menos mais três ou quatro municípios vizinhos. Teríamos outra situação na educação dos nossos jovens”, estima o professor.

Pregrave afirma que o projeto se deu por iniciativa da prefeitura de Macaíba (infraestrutura e pagamento dos bolsistas) graças também ao convênio firmado com a UFRN (administração e pedagogia). “Não basta o alto investimento. É preciso um corpo docente qualificado para tocar o projeto. Somos em quatro professores da UFRN na coordenação do projeto e mais 18 bolsistas – bacharel ou licenciado – da UFRN supervisionados de perto por nós. É um investimento razoável, mas de custo menor do que cuidar desses jovens em outras situações mais complicadas”, sugere o violoncelista.

O violoncelista Fabio Presgrave é doutor em música pela Unicamp. Pertence a uma nova geração de músicos brasileiros que vêm redefinindo o conceito da música de concerto. Trabalha o repertório clássico e contemporâneo, criando pontes sonoras entre diferentes épocas e estilos. Recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Ainda nos Estados Unidos recebeu os prêmios Eleanor Slatkin e Felix Salmond.

Programa
- Wave (Tom Jobim)
- Samba de Verão (Marcos Valle)
- O barquinho (Roberto Menescal)
Pamela Araújo (voz e violão)
Jeferson Xavier (guitarra)
Allan Simplicio (baixo elétrco)
Kleiton Rodrigo (bateria)
- Canone
Coral da Escola de Música de Macaíba
- Asa Branca (Luiz Gonzaga)
- Imagine (John Lennon)
Banda da Escola de Música de Macaíba
- Pizzicato Polka (J. Strauss)
- Lamento Nordestino (Marcos Araújo)
Orquestra da Escola de Música de Macaíba

Concerto da Escola de Música de Macaíba
Data e hora: hoje, às 19h30
Onde: Pax Clube, em Macaíba
Contato: 8861-2027
Entrada franca

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário