quinta-feira, 3 de junho de 2010

A solidão “Entre nós”


Peça escrita pela dramaturga Cláudia Magalhães abre temporada hoje na Casa da Ribeira

A solidão da dita modernidade é o tema central da peça Entre Nós, com nova temporada agendada para hoje na Casa da Ribeira. A estreia do espetáculo – que mescla dança e teatro – foi em setembro de 2009. A aceitação do público pelas cidades onde passou também conferiu ao texto escrito pela dramaturga e atriz Cláudia Magalhães e a direção de Diana Fontes o prestigiado Prêmio Klauss Viana, concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A peça foi idealizada por bailarinos-intérpretes que tinham em mente um trabalho voltado a mostrar as solidões de cada um, mesmo em um mundo tomado pela comunicação de massa, instantânea. No espetáculo, cada um aborda um aspecto de isolamento: traumas familiares, profissionais, violência. E quais as conseqüências disso? Questões pessoais fortes e materializadas em gestos corporais.

“Esses aspectos têm a ver com o que eu escrevo. Então, sugeri que cada um escolhesse um personagem dos meus contos para trabalhar na peça. Seria um modo de tornar a coisa menos pessoal e mais artística, através de dramas dos personagens. E comecei a montar os textos, baseados em contos meus”, conta Cláudia Magalhães.

Após as apresentações, o público é convidado para um bate papo informal sobre o tema, sempre inquietante, do isolamento do homem na sociedade atual. “Para nossa surpresa, tanto no interior, como em Natal, a aceitação do debate foi imensa. Mais de 30 minutos de indagações e reflexões acaloradas”, destaca Cláudia Magalhães. As apresentações ocorridas em outubro na mesma Casa da Ribeira foram sucessos de crítica e público.

Para o crítico Chico Alves, a performance no palco é feita de muita prática, exercícios bioenergéticos e do-ação. “Este é um espetáculo de arte a favor da amorosidade, da expressão pela afirmação do afeto, busca de amor e completude, (des)construção que consegue sintetizar formas, juntar visão e coração, num amontoado de discussões, questionamentos, lembranças, onde ninguém ilumina a cena para dirimir o conflito que não se resolve porque restam ainda muitas duvidas”.

Entre Nós (Dança-Teatro)
Onde: Casa da Ribeira – Projeto Cena Aberta
Dias: hoje e amanhã
Hora: 20h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia)
Ingressos antecipados: Espaço Vivo (3089-0021)
Vídeos (Entre Nós):
http://www.youtube.com/watch?v=EsRm1u_1MIU
http://www.youtube.com/v/y1tFMP6s2Jo&hl=pt-br&fs=1&”>

Nenhum comentário:

Postar um comentário