quinta-feira, 24 de junho de 2010

De ilusões cegas e guerras malvadas


Coletivo Bruto chega a Natal para apresentar peça reflexiva sobre as formas de alienação mercadológica

A Companhia Coletivo Bruto da Cooperativa Paulista de Teatro entra em cartaz hoje e permanece até domingo no Barracão Clowns de Shakespeare com a peça “Guerra Cega Simplex Feche os Olhos e Voe ou Guerra Malvada”, assim mesmo, de nome pomposo e sem pontuação. A peça de Fritz Kater e Pernille Sonne vai abordar “A Tragédia – O Capital”, uma relação ilusória do agente com seus atos. Essas apresentações acontecem sempre em espaços de grupos teatrais com a finalidade de promover trocas estéticas entre o Coletivo, grupos e público de cada cidade.

Após cada apresentação, o Coletivo Bruto realiza uma espécie de aula aberta cujo objetivo é promover debate acerca de questões levantadas no espetáculo, tendo como ponto de partida uma aproximação entre o modo de intervenção do destino nas tragédias gregas e o modo de intervenção das regras do sistema capitalista no mundo contemporâneo. A aula é ministrada pelo professor e integrante do Coletivo Luiz Henrique Lopes, doutor em Filosofia pela USP, que faz dessa aproximação o eixo para uma reflexão sobre as formas de alienação características do mundo das mercadorias.

A intenção é explorar, em conjunto com o público, o potencial crítico do espetáculo, não apenas do ponto de vista político, mas também estético e da dramaturgia. Nas duas ocasiões em que essa atividade foi realizada, ela despertou interesse e contou com a participação ativa tanto do público universitário como de profissionais do teatro.

“Na tragédia grega ou na sociedade capitalista, os agentes praticam atos cujo sentido real frequentemente lhe é oposto. Essa relação ilusória do agente com seus atos não é acidental. É por meio dela que se realizam os propósitos das forças sobre-humanas que movimentam as vidas individuais. Numa tal situação, como exigir do indivíduo que assuma a responsabilidade por seus atos?”, pergunta o professor Luiz Henrique Lopes ao dar o mote da aula aberta, ministrada e discutida após a apresentação do Coletivo.

O Coletivo Bruto se uniu pelo desejo de integrar varias linguagens privilegiando o discurso poético e não a especificidade do teatro, ou da dança ou do vídeo, unindo assim, também, teoria e prática. A Cia. optou pelo texto de Kater, como trabalho inaugural, exatamente por esta abertura de linguagens e estilos que ele traz. Cada um dos integrantes veio de experiências anteriores em teatro de grupo ou coletivos artísticos, além do desejo é trabalhar com bastante abertura com relação a quem encabeça os projetos ou os suportes que utilizamos para este ou aquele trabalho.

Coletivo Bruto em Natal
Peça: Guerra Cega Simplex Feche os Olhos e Voe ou Guerra Malvada
Onde: Barracão Clowns de Shakespeare (à Avenida Amintas Barros, 4673, Nova Descoberta)
Quando: de hoje a domingo
Preço: R$ 10
Horário: das 14h às 20h.
Contato: (84) 3221-1816 ou (84) 8707-9232.
Ingressos: R$ (à venda no local)

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal
- Foto de Laura Wrona

Nenhum comentário:

Postar um comentário