quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aliança entre turismo e cultura


Centro de Turismo de Natal renova sua diretoria e apresenta hoje novos projetos para a local

O maior centro de venda de arte e artesanato da cidade, o Centro de Turismo de Natal, ou antiga casa de detenção, traz consigo parte da história da cidade, além de sua localização privilegiada ter uma das vistas mais bonitas da capital. Agora, aliado a isso, uma nova diretoria pretende transformá-lo num centro de fomento da cultura potiguar. Hoje, às 17h, haverá solenidade de apresentação dos projetos a serem desenvolvidos.

A nova diretoria pretende criar um calendário que incentive as atividades culturais no local. Apresentações de dança, grupos folclóricos e mamulengueiros de forma regular são o “carro-chefe” das propostas. Além disso, uma feira mensal de artes, antiguidades e livros raros no pátio central, já a partir de agosto. Ainda colocar em prática o projeto de ampliação do estacionamento para proporcionar ao visitante mais conforto e iniciar um trabalho com guias mirins para interagir com o turista de uma forma digna.

“São 36 lojas com artesanato regional, galeria de arte com obras dos principais artistas locais, um restaurante maravilhoso, e muitas atrações para fomentar visitas regulares ao Centro”, destacou o secretário da nova direção, o marchand Antônio Marques. O novo presidente, Francisco Barbosa de Albuquerque, se diz entusiasmado com o novo desafio. “É a segunda vez que presido a associação e o meu propósito é de administrá-lo da melhor maneira possível, me cercando de profissionais competentes e de boas idéias”, afirmou.

O Centro de Turismo de Natal abre de segunda a sábado das 8h às 19h, e aos domingos de 8h às 18h. Todas às quintas-feiras têm também o Forró com Turista, uma das atrações que promove a interação do visitante com os potiguares. O restaurante Maré Nosso também abre diariamente e a chegada do Nick Buffet é mais um diferencial do local. Ele funcionará na antiga boate, oferecendo uma visão privilegiada da orla de Natal.

Evento
Já confirmaram presença para a solenidade de apresentação da nova diretoria o secretário de turismo do RN, Mucio Sá, o presidente da Fundação Capitania das Artes, Rodrigues Neto, além do comandante do policiamento turístico, Major Paraguai. Várias outras autoridades estão sendo esperadas como os superintendentes dos Bancos do Brasil e do Nordeste e o presidente da Emprotur – apoiadores do Centro de Turismo.

A proposta de ampliação do estacionamento, por exemplo, é um projeto do arquiteto Haroldo Maranhão, que ficou pronto já na gestão anterior e que pretende-se que agora saia do papel. Seria uma forma de concluir a reforma feita no final do ano passado onde o Centro recuperou as cores originais de quando ainda era o Centro de Detenção da cidade.

A proposta de se abrir o local para apresentações culturais é uma forma de incentivar a criação local. Além de apresentações de dança, ser uma opção também para lançamentos de livros, encontros de artistas e muitos outros eventos. A estrutura já existe e facilita a implantação dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário