quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Prévia do Manicacas do Frevo


Comprometidos em prévia momesca

O bloco carnavalesco mais autocontrolado de Natal realiza prévia sob vigilância das patroas com o rolo de macarrão em punho. O Manicacas do Frevo dão largada ao carnaval nesta sexta-feira. O centro histórico será mais uma vez o palco para a farra dos foliões. E a animação promete. Uma das marcas do bloco é a alegria, justificada pela presença da respectiva em um dos poucos dias de farra do companheiro durante o ano.

A concentração será no Bardallo’s Comida & Arte, a partir das 17h. Na recepção, a banda de frevo comandada pelo maestro Duarte espera os manicacas e as suas seguranças para um passeio pelas ruas do Centro até o palco montado no Bar de Pedro Catombo, próximo à sede da Prefeitura. Carlinhos Bem abre o show com repertório exclusivo de frevos e sambas, seguido pelo tradicional grupo do local, os sambistas do Nós do Beco, desta vez puxando marchinhas clássicas do período de momo.

Na prévia serão expostas dez aquarelas do artista plástico Fábio Eduardo, recém-chegado e Paris. Todas elas com motivos carnavalescos. E também será lançada a camisa do bloco Manicacas do Frevo, ao preço de R$ 20. E embora lance a cada ano uma camiseta oficial, o bloco se abstém de cordão de isolamento, conforme os ditames e tradições dos antigos carnavais. A participação é livre, leve e... não, solta, não. Tem lá o seu controle.

E para agraciar aquele exemplo de fidelidade durante o ano, companheiro dedicado e pacato, o bloco presenteia com o troféu Rolo de Macarrão, o Manicaca do Ano. Que o diga o diretor do bloco, Fábio Eduardo (2006), os jornalistas Carlos de Souza (2007) e Alex de Souza (2008 e 2009). Quem repassará o troféu recebido em 2010 é o repórter titular deste caderno, muito semi-orgulhoso do título, para o professor Kilder Barbosa (Neuma Oliveira é sua dona).

O Manicacas do Frevo já prepara a programação para o período momesco. O desfile dos mais de 300 manicacas – não faltam adeptos – será na sexta-feira de carnaval. A diretoria formada por Júlio César Pimenta, Dorian Lima e Fábio Eduardo alerta: o folião que desejar brincar sozinho tem total liberdade, desde que munido por procuração assinada pela respectiva, com informações referentes à quantidade de bebida permitida e horário para encerrar a brincadeira.

“Claro, é só uma brincadeira. A troça é aberta a quem tem espírito irreverente ou se orgulha do título de manicaca. É assim há seis anos”, esclarece Júlio Pimenta. O bloco é uma agremiação de caráter cultural e de lazer, sem fins lucrativos, a exemplo de outros que brincam no Centro Histórico e adjacências do Beco da Lama: Poetas de Plantão, Tudo Encangado, Marca Passo e as tradicionais Kengas, que arrastam dezenas de milhares de foliões pelo Centro.

Prévia carnavalesca do bloco Manicacas do Frevo
Onde: Concentração no Bardallo’s Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, Centro)
Data e hora: sexta-feira, a partir das 17h
Atrações: Banda de Frevo, Carlinhos Bem, e grupo Nós do Beco
Camiseta do bloco: R$ 20
Contatos para compra: 8842-7101 ou 9177-1713
* Toda a programação é gratuita, inclusive no carnaval

* Publicado no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário