quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Contos Macabros: 18 histórias sinistras da literatura brasileira


Por Gustavo Bernardo
na orelha do livro Contos Macabros

Esta antologia de contos macabros brasileiros, organizada por Lainister de Oliveira Esteves, é preciosa por várias razões.

Primeiro, porque revela que consagrados escritores brasileiros foram muito mais populares e interessantes do que os livros didáticos tentam nos fazer crer há décadas. Não à toa, Machado de Assis, o mais monumental de nossos escribas, comparece com dois contos, ambos publicados em jornal e lidos com sofreguidão por todos os leitores que soubessem ler.

Segundo, porque chama a atenção para o gênero emblemático da literatura de terros. Como qualquer criança sabe, sentir medo "de mentira" é muito bom. O medo ficcional dá ao leitor a sensação de estar "mais vivo" do que o habitual, porque o coloca frente a limites extremos - mas com a garantia de sobreviver ao final da leitura e poder ler a história mais uma vez.

Terceiro, porque aumenta a nossa reverência para com o desconhecido. Se a verdade é sempre nao toda, o próprio conhecimento não passa de uma ficção. A literatura nos apresenta enigmas que devem ser explorados mas jamais resolvidos, sob pena de diminuirmos o mundo. A literatura de terror presta homenagem a tudo o que não conhecemos e não podemos conhecer, deixando a alma sempre com sede.

Com sede de mais ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário