terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cultura no Dia do Dentista


Release

Seguindo a programação da Semana do Dia do Dentista, nesta terça-feira na Pinacoteca do Palácio do Governo, o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte promove a 7ª Edição da Expo Odonto. Esse ano terá a participação do artista plástico Vicente Vitoriano e do odontologista Reinaldo Azevedo que simultaneamente exibe suas obras.

A intenção do evento é homenagear um artista local e incentivar a cultura na categoria. “O nosso objetivo é fazer a interação da nossa classe com a sociedade onde atua e a cultura é um meio propício para isso. Assim, temos descoberto, ao longo dos anos muitos talentos da terra, dentro e fora da profissão”, enfatiza o presidente do Sindicato Dr. Ivan Tavares.

Promover cultura e homenagear os artistas da terra é uma premissa do SOERN. O artista Vicente Vitoriano, escolhido desta edição, conta que a arte surgiu em sua vida ainda criança, mas que demorou para perceber o que era arte. ”Creio que como para toda criança, desenhando com lápis de cor, copiando coisas, inventando outras. Só vim ter uma noção de que o que eu fazia era arte já na adolescência. É bom registrar que neste meio tempo, fui bastante estimulado, tanto em família, quanto na escola”, confessa Vicente.

Questionada sobre o que influencia suas obras, ele diz que não dá para fazer afirmações categóricas. “Na contemporaneidade, a gente escolhe objetivamente as referências e tais escolhas variam ao sabor das circunstâncias, obviamente. Posso dizer que há uma presença de certas abordagens da pop art rondando o que eu faço, como o interesse pela cultura popular e de massas, por exemplo,” explica.

Do outro lado da exposição, estará Reinaldo Azevedo, um odontologista que nas horas vagas atua como artista plástico através da pirogravura e bico-de-pena, e em meio a tudo isso ainda consegue tempo para conciliar a carreira de músico em uma banda.
Segundo Reinaldo, a influência do seu trabalho tem origem nos grandes ilustradores do bico-de-pena e dos quadrinhos, como Percy Lau, Edmundo Rodrigues, Alberto Giolitti, Magnus Roberto Raviola, dentre outro. Quando questionado sobre o que retrata em suas obras ele diz, “Retratam o épico nordestino onde exploro a temática do sertanejo, do cangaceiro e do jagunço, enfatizando as desigualdades sociais, sua geografia, seus costumes e suas questões religiosas”, salienta.

Os artistas estarão reunidos nos salões superiores da Pinacoteca do Estado, onde o sub-coordenador do local e artista plástico, Vatenor Oliveira informa a sociedade. “A Pinacoteca é um museu do Estado e o acervo é composto por mais de 900 obras importantes de artistas nacionais e potiguares como Newton Navarro, Thomé, Ana Antunes e Tarsila do Amaral”, enfatiza. E reforça fazendo convite a população ao informar que “A própria edificação completou 137 anos, e sua estrutura é uma verdadeira atração para os que têm interesse em conhecer o palácio que desde sua inauguração teve várias funções”, informa Vatenor sobre a importância do prédio.

Vatenor Oliveira elogia a iniciativa do SOERN que embora, seja uma profissão que cuide da saúde, incentiva a cultura. ”A ação do sindicato é um exemplo de como pode se contribuir para divulgação das artes e da cultura do estado dentro de um país”, finaliza.

A Expo Odonto já homenageou nomes como Dorian Gray, Ulisses Leopoldo e Thomé e este ano o público pode comparecer do dia 27 de outubro a 3 de novembro das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário