quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Homenagem ao escritor de Cascudo


Jurista e folclorista Américo de Oliveira Costa recebe homenagem hoje na Aliança Francesa

O multifacetado intelectual potiguar Américo de Oliveira Costa será homenagedo hoje na Aliança Francesa (Rua Potengi, Petrópolis). Palestras, depoimentos, exposição de artes plásticas de Dione Caldas e vídeos gravados integram a programação. O acesso é gratuito. A partir das 19h será servido um coquetel de abertura para o início das homenagens ao centenário de Américo.

O jornalista e cronista ocupante da vaga deixada por Américo na Academia Norte-rio-grandense de Letras, Vicente Serejo, inicia a programação com palestra a respeito da vida e obra do escritor acadêmico autor do livro Viagem ao Universo de Câmara Cascudo. A desembargadora Maria Perpétuo Socorro Wanderley de Castro também ministra palestra. A jurista ocupa a vaga de Américo na Academia Jurídica de Letras.

Em seguida serão mostrados depoimentos gravados de Noilde Ramalho, Paulo Macedo, dos colegas de Aliança Francesa José Valério Cavalcanti e Manoel Bonifácio, entre outros. Além de relatos presentes de amigos, familiares e ex-alunos. “Um deles disse ter viajado várias vezes à França. Quando perguntado a data, a aluna disse: ‘Não, viajei durante as aulas do professor Américo”, disse a presidente da Aliança, Gileude Peixoto.

Américo de Oliveira Costa foi fundador e presidiu a Aliança Francesa entre os anos de 1966 e 1977. Foi cônsul da França e jurista destacado no Estado. A próxima homenagem da Aliança Francesa (com atividades sempre na última quarta-feira do mês) será aos 80 anos do artista plástico, poeta e ensaísta Dorian Gray Caldas.

Um comentário:

  1. Amália disse: A jogada do Novo Jornal entrevistando ex-presidentes da Fundação José Augusto faz parte da campanha pra levar Franklin Jorge a presidência da casa. E Franklin cumpre a agenda de falar mal de todos indiscriminadamente como é do seu caráter doentio para conseguir chegar ao posto. Até elogiando Rosalba de quem sempre falou mal em Mossoró e adjacências. A jogada tem por fim minar a indicação da professora Isaura Rosado.

    ResponderExcluir