terça-feira, 19 de outubro de 2010

Seis & Meia na corda bamba

No Diário de Natal
matéria de hoje

Em tempos de melhor prestígio à cultura, o Teatro Alberto Maranhão receberia hoje mais um show do Projeto Seis & Meia. Assim como em 2009, o mais longevo projeto musical do Estado encerra sua programação dois meses antes por falta de verba. Cansado de bancar do próprio bolso cachês de artistas ou assistir o desleixo governamental, o produtor Willian Collier abandona o barco após 13 anos à frente do projeto.

“2010 deveria ser comemorativo aos 15 anos do Projeto. O que vimos foi um ano restritivo, com seis cachês atrasados. Acho que o Seis & Meia deve ser repensado. Se houver algum doido que aceite bancar cachês de artistas enquanto o dinheiro é liberado, tudo bem. Eu cansei. Dei minha contribuição”, desabafa. Collier isenta a Fundação José Augusto da culpa. “Falta repasse do dinheiro pelo governo e fica nesse jogo de empurra”.

O formato atual do Seis & Meia está longe do potencial oferecido na primeira década do Projeto. O cachê oferecido ao artista nacional está congelado há dez anos, segundo Collier. “Grandes nomes da música brasileira não saem do Rio ou de São Paulo para receber R$ 5 mil aqui. Esse valor está defasado”. Por outro lado, o cachê do artista local subiu para R$ 2,5 mil. O problema foi a divisão do projeto em duas cidades – Natal e Mossoró – sem aumento da verba para o projeto.

Collier deixa o Seis & Meia em Natal e se mantém à frente do Projeto Por Do Sol e na produção do Seis & Meia em Campina Grande e João Pessoa, onde o projeto continua até dezembro com verba garantida. Uma das maneiras encontradas pelo produtor para trazer nomes de qualidade ao projeto em Natal era o circuito em quatro cidades. O músico apresentava o mesmo show em Natal, Mossoró, Campina Grande e João Pessoa para compensar o cachê inferior ao oferecido no mercado.

Com a saída de Collier – e se mantido o projeto ou mesmo o atual formato do Seis & Meia na nova gestão governamental em 2011 –, a tendência é de mais dificuldade ao novo produtor. O Seis & Meia foi iniciado em Natal na gestão do jornalista Woden Madruga na diretoria geral da Fundação José Augusto. Nos dois primeiros anos, o projeto foi coordenador pelo produtor José Dias, que hoje produz o Praia Shopping Musical e a cantor Khrystal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário