sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Deturpações teatrais

No Diário de Natal
matéria de hoje

O espetáculo Café Müller, de Pina Bausch - considerado um dos mais importantes e revolucionários trabalhos teatrais da segunda metade do século 20 - provavelmente seria excluído do Festival Agosto de Teatro, promovido neste mês pela Fundação José Augusto entre 6 e 16 de outubro. O motivo seria a falta de texto e diálogos em cena. Mais precisamente porque a obra máxima de Bausch também contempla o segmento da dança ao universo teatral.

O diretor artístico dos espetáculos de "dança-teatro" Sente-se e Experimento nº 1 (produzidos pela si-la-bAs Cia de Dança), Maurício Motta, manifestou sua indignação em texto enviado à imprensa e pessoas ligadas à cultura. No texto, ele relata que teve suas duas peças rejeitadas pela coordenação do Festival. "A alegação foi de que a palavra Dança - presente na definição da forma artística utilizada na concepção e realização destes trabalhos - impedia automaticamente a possibilidade de, sequer, apresentá-los à curadoria do festival", descreve o diretor.

O mesmo aconteceu com o projeto Mobilidade - grupo de pesquisa e experimentos em dança e teatro, que tentou inscrever seu trabalho Incolor. Maurício foi ao TAM em 22 de setembro, último dia de divulgação dos 12 selecionados. "Eu pensei estar em uma máquina do tempo. De repente estávamos no século 19. Velhos preconceitos e visões arcaicas sobre a dança, e sobre o próprio teatro, surgiam na minha frente como se o mundo tivesse parado de girar há pelo menos 100 anos", lamentou.

Maurício Motta frisa que em Natal existem hoje na UFRN cursos de licenciatura em dança e teatro e a relação híbrida entre estas duas formas artísticas - um dos elementos primordiais na dança-teatro - são discutidas e aprofundadas todos os dias. "Infelizmente, ao que parece, esta discussão ainda não chegou aos ouvidos daqueles que gerem, ou digerem, a cultura local. Escutei frases como: 'Quando for um festival de dança, então você pode se inscrever!', ou, 'A dança não possui estrutura dramática e por isso não pode ser considerada teatro'".

Para Maurício Motta, a troca de informações e experiências está cada vez mais intensa e real nos dias de hoje. "E é muito mais forte e extremamente relevante na produção artística em todos os cantos do mundo. Infelizmente parece que alguns preferem não ouvir, não saber. Talvez eu devesse ter chamado meus trabalhos de Teatro Coreográfico (seria uma pegadinha e tanto)", ironiza.

"Ele está certo"
A diretora do Teatro Alberto Maranhão, coordenadora do Festival e única responsável pela rejeição aos espetáculos de dança-teatro, Ivonete Albano, foi enfática quanto à reclamação de Maurício Motta: "Ele está certo". Para Ivonete, o assunto merece discussão, inclusive no próprio Festival, para que as mudanças, se pertinentes, possam acontecer na próxima edição.

"Não sei se saberia responder a questão. Entendo de teatro. Desconheço dança-teatro. Foge da minha área. É um fórum maior e que merece atenção. Essa questão, para mim, é muito simples: se o Festival apresenta limitações, vamos discutir". Ivonete disse ter se baseado na "clareza" do edital, quando afirma "espetáculos de teatro" ao rejeitar a inscrição dos espetáculos de dança-teatro.

A coordenadora ressalta que no último dia será promovido debate a respeito do evento. A discussão será aberta aos participantes - atores, diretores e produtores - e ao público interessado. "Convido Maurício a participar. Conheço ele e acho que essa discussão pode ajudar na concepção do próximo ano. De repente o Festival possa se abrir a outras manifestações artísticas". A curadoria é formada por Kil Abreu (PR), Eleonora Montenegro (PB) e Anderson Guedes (PE).

Espetáculos selecionados

- Elas & Cia Teatral - Ultraje
- Tropa Trupe Cia de Artes - Achado não é Roubado
- Coletivo Artístico Atores à Deriva - Flúvio e o Mar
- Estação de Teatro - Em Cada Canto um Conto
- Estandarte de Teatro - Matrióchka: uma história dentro da história
- O Pessoal do Tarará - O Pulo do Gato
- Facetas, Mutretas e outras Histórias - O Bizarro sonho de Steven
- Casa da Ribeira de Teatro - Meu Nome
- Cia Manacá de Teatro - Negrinha
- Grupo de Teatro Janela - Volta, ao ponto. Um experimento
- Grupo de Teatro Artes e Traquinagens - Companhia Burlesca de Repertório
- Cia Focart de Teatro - As Bondosas

Um comentário:

  1. Valia ter abordado aquilo que eu falei no SP. Houve reuniões com os artistas para organizar o Festival Agosto. Foi possível abordar essa questão, mas ninguém o fez.

    De qualquer forma, não tiro a razão do Maurício e achei digna a atitude da Ivonete. Espero que a discussão pós-festival renda.

    Há luz no fim do túnel, enfim.

    ResponderExcluir